A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS QUÍMICOS AUXILIADA PELA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

The audiovisual production as Pedagogical Resource: Diversifying the teaching of Chemistry to assist in the construction of knowledge

Autores: Marilde Beatriz Zorzi Sá, Jaime da Costa Cedran

Resumo

A Atividade descrita a seguir, teve como intenção criar estratégias de ensino diferenciadas, em espaço não formal, e verificar se as mesmas podem auxiliar os estudantes na construção de conhecimentos. A proposta, que é uma produção de documentário, mostra a importância da contextualização e da integração de áreas do conhecimento. Procurou-se tornar o ensino de ciências mais relevante para os educandos dando condições para que eles percebam a Química como uma construção humana, sujeita e interferências de ordem social, econômica, política, religiosa e ética e com forte presença no cotidiano das pessoas. Durante o desenvolvimento do documentário, os estudantes tiveram que se envolver em atividades das mais diversas, mostrando a capacidade de pesquisar, trabalhar com autonomia, resolver conflitos, respeitar a opinião dos colegas, estudar para realmente conhecer o assunto trabalhado, entre outros. Os resultados obtidos mostraram que os objetivos propostos foram alcançados e que o caminho seguido pode realmente contribuir para a aquisição de aprendizagens significativas.

Abstract

The following described activity had as intention to show that differentiated teaching strategies, at non-formal space, may assist students in the construction of knowledge. The proposal, which is the production of documentary, shows us the importance of the contextualization and integration of areas of knowledge. It tried to become the teaching of Science much more relevant to students giving them enough conditions to perceive Chemistry as a human construction, which may receive social, economical, political, religious and ethical interferences with strong presence at their day-to-day. During the development of the documentary, students had to involve themselves in a variety of activities, showing their capacity of research, work with autonomy, and solve conflicts, respect colleagues opinions and study hard in order to know the contents among others. The gotten results showed us that the considered aims were reached and that the chosen way may contribute to the acquisition of meaningful learning.

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa, Estratégias Diferenciadas, Contexto.

Keywords

Meaningful Learning, Differentiated Strategies, Context.

Texto em PDF