A RELEVÂNCIA DO TEMA ÁGUA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: SUGESTÕES DE AULAS TEÓRICO-PRÁTICAS (VIDÁGUA)

The Relevance of water theme in final series of Elementary School: Suggested Theoretical-Practical Lessons (Vidágua)

Autores: Maria Margareth Cancian Roldi, Diones Mendonça Lüttig, Raphael Becalli Soares, Vinicius Lopes Aledi, Jaquelini Scalzer.

Resumo

O modelo tradicional de ensino é ainda amplamente utilizado por muitos educadores nas nossas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Atividades práticas e teóricas integradas, ao menos no que se re¬fere ao conteúdo, proporcionam um novo ângulo de visão do assunto estudado. Nesse sentido, nossa proposta foi trabalhar o tema “água” no 6ª e 9ª ano, por meio de uma aprendizagem significativa, aumentando a capacidade do entendimento de percepção ambiental, instigando a interpretação do meio aquático e sua relação com o meio externo, e, também, a elaboração de um compêndio, em forma de plano de aula, das atividades realizadas para que possa ser utilizado por professores de Ciências.

Abstract

The traditional teaching is still widely used by many educators in our schools for elementary school and high school. Integrated practical and theoretical activities, at least with regard to content, provide a new angle of vision of the subject studied. In this sense, our proposal was to work the theme "water" in the 6th and 9th years, through a significant learning, increasing the capacity of understanding of environmental perception, prompting the interpretation of the aquatic environment and its relationship with the external environment, and also the preparation of a compendium, in the form of lesson plans, activities carried out so that it can be used by science teachers.

Palavras-chave

Água; aulas teórico-práticas; ensino fundamental; aprendizagem significativa.

Keywords

Water, practical classes, elementary education; meaningful learning.

Texto em PDF