A CONSTRUÇÃO DO JOGO DIDÁTICO “CASINHA DOS ANIMAIS”: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE ZOOLOGIA A ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

The construction of the teaching game “Cottage animals”: a chance for the teaching of zoology for students with special educational needs

Autores: Márcia Cristina de Oliveira Figueiredo, Alessandra Araújo Chaves, Izabella Scalabrini Saraiva, Marcelo Diniz Monteiro de Barros

O jogo didático intitulado “Casinha dos Animais” foi desenvolvido durante o período do Estágio de Licenciatura, do Curso de Ciências Biológicas, para que alguns alunos com deficiência, de uma escola inclusiva da rede municipal de Contagem, tivessem acesso ao conteúdo de zoologia nas atividades que foram desenvolvidas pelas estagiárias do curso. O jogo foi elaborado utilizando materiais simples e de fácil acesso e aplicado a dois alunos especiais, um com Síndrome de Parkinson e retardo mental leve e o outro com Esquizencefalia. Com a aplicação da atividade, foi possível trabalhar características como habitat, alimentação e o tipo de locomoção de seis animais: minhoca, sapo, peixe, gato, rato e galinha. Após o uso do recurso didático observou-se que os alunos treinaram suas coordenações motoras, suas percepções visuais e aprenderam o conteúdo abordado. Os envolvidos fizeram uma avaliação do material e constataram que o mesmo pode contribuir para que crianças com deficiência, em uma escola inclusiva, possam aprender Ciências, reafirmando a importância do formato lúdico no processo ensino-aprendizagem.

Ensino de ciências, educação inclusiva, jogo lúdico.

Science education, inclusive education, playful game.