O TEMA SOLO NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ESTUDANTES SOBRE AS IMPLICAÇÕES DE SUSTENTABILIDADE

The solo in elementary education theme: alternative conceptions of students about the implications of sustainability

Autores: Wanderley Pivatto Brum, Elcio Schuhmacher

Resumo

Os desafios da sociedade contemporânea são complexos e exigem ações coletivas que possam redefinir nossas relações produtivas, cultural e social oportunizando uma vivência mais sustentável. Nessa direção, a escola possui papel importante na orientação como na regulação de ações dos estudantes na utilização e preservação do solo. Essas orientações promovidas pela escola devem partir das concepções alternativas que os estudantes trazem à sala de aula, entendidas como produtos de seus esforços imaginativos no intuito de descrever e explicar o mundo físico que os rodeiam. Tais concepções devem ser encaradas como construções pessoais, e cabe ao professor conhecer, compreender e valorizar para decidir o que fazer e como fazer o seu ensino, ao longo do estudo de um assunto. A partir dessa premissa, este trabalho buscou identificar e analisar as concepções alternativas de estudantes do 6º ano de uma escola da rede pública de Tijucas, Santa Catarina sobre o tema solo e sua implicação com a sustentabilidade. A pesquisa tem caráter qualitativo e o instrumento para coleta de dados consistiu de um questionário semiestruturado. Os resultados evidenciaram que o cotidiano e a figura familiar influenciam fortemente em suas concepções.

Abstract

The challenges of contemporary society are complex and require collective action that could redefine our productive relationships, cultural and social the opportunity for a more sustainable living. In this direction, the school has an important role in guiding and regulating the actions of the students in the use and soil conservation. These guidelines promoted by the school are from the misconceptions that students bring to the classroom, understood as products of their imaginative efforts in order to describe and explain the physical world around them. These concepts should be regarded as personal constructions , and it is up to the teacher to know, understand and value to decide what to do and how to do your teaching through the study of a subject. From this premise, this study sought to identify and analyze alternative conceptions of students of the 6th year of a school of public Tijucas, Santa Catarina on the subject land and its implication to sustainability. The research is qualitative and the instrument for data collection consists of a semi-structured questionnaire. The results showed that the daily and familiar figure in strongly influence their conceptions.

Palavras-chave

Solo; Ensino de ciências; Concepções alternativas; Sustentabilidade.

Keywords

Soil; Science education; Alternative conceptions; Sustainability.

Texto em PDF