CALOR, TEMPERATURA, POÇÕES E MAGIAS: O USO DO RPG COMO FERRAMENTA AVALIATIVA EM AULAS DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Heat, Temperature, potions, magic: the use of RPG with evaluative tool in physics classes in high school

Autores: Monique Anara Siqueira de Sousa, Boniek Venceslau da Cruz Silva

Resumo

Este trabalho apresenta uma experiência que compreendeu a elaboração, aplicação e análise de uma unidade didática, a qual propõe a introdução do RPG como instrumento para a avaliação e verificação da aprendizagem dos alunos. A literatura especializada aponta que o uso de jogos facilita a aprendizagem, tornando-a mais prazerosa, possibilitando também a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, dando significado prático ao que foi ensinado. Este trabalho propõe o uso do jogo de RPG como instrumento avaliativo, abordando os conteúdos tidos como básicos de Termodinâmica, principalmente os conceitos de transferência de calor, temperatura, escalas termométricas e suas relações, equilíbrio térmico, capacidade térmica, calor específico e quantidade de calor. Elaboramos e aplicamos uma aventura de RPG com alunos voluntários de uma turma do segundo ano do ensino médio de uma escola da rede pública estadual da cidade de Teresina (PI). A aventura abordou os conteúdos já mencionados em situações de desafios no decorrer da aventura. A análise dos resultados indicou algumas dificuldades de compreensão de alguns conceitos físicos, como o de calor específico, por exemplo. Apesar disso, entendemos que a aplicação da aventura logrou êxitos no que diz respeito à aprendizagem da maioria dos alunos, tanto em relação a uma melhor compreensão dos conceitos físicos abordados, quanto ao procedimento matemático envolvido nos problemas propostos.

Abstract

This paper presents an experience including elaboration, application and analysis of a teaching unit that proposes the introduction of the RPG as tools to evaluate of the student learning. The specialized literature point that the use of games facilitated learning, showed more agreeable, also point the practical application of knowledge acquired in the classroom, giving practical meaning to what teaching. This paper proposes the use of role-playing game as assessment tool, working the content thinking as basic thermodynamics, especially the concepts of heat transfer, temperature, thermometric scales and their relationships, thermal equilibrium, thermal capacity, specific heat and the amount of heat. We are developed and implemented an RPG adventure to student volunteers of the second year of high school in a public school in the state of Teresina (PI). The results indicated some difficulties in understanding some physical concepts for example as the concept of specific heat. Nevertheless, we believe that the application of the adventure has succeeded in relation to the learning of most students, mainly in relation to a better understanding of physical concepts discussed as the mathematical procedure involved in the proposed problems.

Palavras-chave

Ensino de Física; RPG; Avaliação; Jogos Didáticos.

Keywords

Physics Education; RPG; Evaluation; Educational Games.

Texto em PDF