Dressing Chemistry: learning through play using VSEPR concepts with undergraduate students at Federal University of Acre
Autores: Luís Carlos de Morais, Kelly Rodrigues Borges Morais, Juciana Cabral Kloster, Daniel Francisco Scalabrini Machado.
Os alunos do Estado do Acre, ao ingressarem no curso de Licenciatura de Química da Universidade Federal do Acre, quase sempre apresentam dificuldades de aprendizagem. E para dificultar o panorama, em uma turma havia uma aluna com total deficiência visual que era excluída pelos colegas, e que, como eles, apresentava grande dificuldade para aprender o tópico sobre Teoria de Repulsão dos Elétrons da Camada de Valência. Para contornar essa problemática o professor desenvolveu um projeto lúdico no qual a criatividade e integração dos discentes foram fundamentais. Os alunos produziram 30 modelos estruturais para diversas substâncias químicas, assim como criaram estruturas químicas em forma de ornamentos para as vestimentas. O projeto lúdico de ensino em Química contribuiu para uma melhora efetiva no aprendizado dos alunos, a estudante com deficiência visual surpreendeu a todos ao acertar todas as arguições que lhe foram feitas e ela foi de fato incluída pela turma. O projeto permitiu concluir que uma abordagem lúdica de ensino pode contribuir muito para a aprendizagem dos alunos, e que, por isso deveria ser mais utilizada pelos professores na Universidade.
Undergraduate students in their first year in the Chemistry College at the Federal University of Acre often present learning difficulties. This paper reports an experiential learning framework applied to a group studying General Chemistry in which playful activities created a ludic atmosphere conclusive to deep learning and interaction. In the class there was a totally blind female student that was excluded by her peers and, like them, had problems to learn the approach to the Theory of Valence Shell Electrons Pair Repulsion (VSEPR). For this, the professor developed a project in which the playful creativity and integration of students were critical. The students produced 30 structural models for various chemicals, as well as created badges and ornaments worn with their clothing containing chemical structures. The framework generated good results. A real improvement in student learning was achieved and the blind student surprised everyone by replying all the inquiries that have been made and was in fact included in the group. The project allows us to conclude that a playful approach to education can greatly contribute to student learning, and therefore could be used at the University.
Ensino de Química; Modelo VSEPR; Lúdico; Universidade.
Teaching Chemistry VSEPR Model, Playful, University.