XAMPU COM OU SEM SAL: UMA TEMÁTICA NAS AULAS DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

Shampoo with or without salt: A thematic in high school Chemistry classes

Autores: Daniele Correia, Sinara München, Ciléia Rodrigues, Inés Prieto Schmidt Sauerwein.

Este trabalho explora a temática xampu nas aulas de Química seguindo uma sequência didática implementada numa escola pública com a participação de 48 estudantes do Ensino Médio. As atividades desenvolvidas incluíram exposição de conceitos, aplicação de questionários, exibição de vídeo e uma atividade experimental. Os resultados evidenciaram que a temática xampu contribuiu para uma melhor compreensão de conceitos químicos abordados por parte dos alunos, inclusive, desmistificou com base no conhecimento científico algumas concepções em relação à formação de espuma, à presença de sal na formulação do xampu e a influência do pH do xampu sobre os cabelos. Ainda, o tema favoreceu a motivação, o interesse e a discussão acerca de denominações comerciais apelativas envolvidas nas propagandas do xampu sem sal.

Xampu; Ensino médio; Ensino de química.

Shampoo; High school; Teaching chemistry.