An experimental activity of physics by means of representational multimodal research
Autores: Alcides Goya, Carlos Eduardo Laburú.
A nossa proposta de uma atividade de investigação multimodal (AIM) procurou unir a autonomia da metodologia de investigação com o aprofundamento na aprendizagem defendido pelas pesquisas em multimodos e múltiplas representações. Foi aplicada no curso de licenciatura em química, na disciplina introdutória de física, em dois semestres consecutivos, e acompanhada por avaliação qualitativa e quantitativa. A maioria dos alunos considerou a AIM melhor do que o ensino tradicional, especialmente na motivação e na compreensão dos conteúdos. Os alunos responderam, no início e no final do semestre, o questionário Force Concept Inventory – FCI e o questionário em escala Likert em duas variáveis: ¨orientação à meta de realização aprender¨ e ¨estratégia pessoal de estudo¨. O FCI indicou que o ganho alcançado pela AIM foi maior do que o ganho atribuído ao ensino tradicional apresentado na literatura. O questionário em escala Likert mostrou que os alunos apresentaram, no final do semestre, um grau maior de motivação para aprender física.
Our proposal for a multimodal research activity (MRA) sought to unite the autonomy of research methodology with the deepening learning advocated by research in multimode and multiple representations. It was applied in the degree course in chemistry, introductory physics course in two consecutive semesters, and a accompanied by qualitative and quantitative assessment. Most students considered the MRA better than traditional education, especially in motivation and understanding of content. The students answered at the beginning and end of the semester, the Force Concept Inventory – FCI and also by the Likert scale questionnaire on two variables: ¨the goal orientation of learning achievement¨ and ¨personal strategy study¨. The FCI indicated that the gain reached by the MRA was higher than the gain allocated to traditional teaching presented in the literature. The Likert scale questionnaire showed that the students presented at the end of the semester a higher degree of motivation to learn physics.
Atividade de investigação, Multimodos e múltiplas representações, Motivação para física, Estratégia de ensino.
Research Activity, Multimode and Multiple Representation, Motivation for Physics, Education Strategy.