Galileo, Kepler and their discoveries: analysis of a theatrical play experienced by primary and secondary education students
Autores: Rodrigo Baldow, Ana Paula Teixeira Bruno Silva.
Este trabalho apresenta uma experiência didática que teve como objetivo investigar as concepções de estudantes sobre as teorias Geocêntrica e Heliocêntrica, as descobertas de Galileu e as Três Leis de Kepler, bem como verificar suas visões sobre a ciência como verdade absoluta, ou não, a partir de uma atividade teatral. Essa vivência foi realizada com estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que construíram, junto com o seu professor de Física, uma peça de teatro que tratou de conhecimentos da História da Astronomia. Após cinco meses da exibição do espetáculo, foi aplicado um questionário, com seis questões, com o objetivo de verificar as contribuições dessas atividades para a construção do conhecimento científico. Diante dos resultados, observou-se que os estudantes, em sua maioria, conseguiram mobilizar suas ideias e levantar hipóteses, refletindo e estabelecendo relações entre as situações vivenciadas e o tema em estudo. Desse modo, essa experiência didática pode ser uma prática pedagógica a ser utilizada por professores de Física, bem como das diversas áreas do conhecimento, que se constitui como um processo lúdico de ensino e aprendizagem do conhecimento científico.
This work presents a didactic experience which had the objective of investigating students’ conceptions about geocentric and heliocentric theories, Galileo’s discoveries and the three laws of Kepler, as well as verifying their points of view about science as absolutely true or not true, starting from a theatrical activity. This experience was conducted with primary and secondary education students, who composed, together with their physics teacher, a theatrical play which dealt with concepts of history of astronomy. Five months after the show, a six-question questionnaire was applied in order to verify the contributions of those activities for the construction of scientific knowledge. Considering the results, we observed that most of the students were able to apply their ideas and to develop hypotheses by reflecting and establishing relationships between the experienced situations and the studied theme. Thus, this didactic experience can be a pedagogical practice to be adopted by teachers of physics, as well as teachers of other areas of knowledge, which is a ludic process of teaching and learning scientific knowledge.
Ensino de física, história da ciência, teatro, processo lúdico de ensino e aprendizagem.
Physics teaching, history of science, theatre, ludic process of teaching and learning.