A conceptual meaning in the structuring of the teaching moments: an example in physical education
Autores: Johnathan Cabrera Miguel, Hamilton Perez Soares Corrêa, Simoni Tormöhlen Gehlen.
A dinâmica dos Momentos Pedagógicos cada vez mais tem sido utilizada no ensino de Física como estratégia de planejamento e desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas. Nesse sentido, este trabalho tem por objetivo investigar a apropriação de alguns conceitos relativos ao estudo sobre a natureza da luz, tais como espectro luminoso e interação luz-matéria, por estudantes do segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública de Campo Grande/MS, durante a implementação do tema: “Economia Energética x Meio ambiente – uma luz para o consumo sustentável”. Baseado nos pressupostos da Abordagem Temática, este tema foi organizado seguindo a articulação entre os Momentos Pedagógicos e a Significação Conceitual, a qual tem como referência a relação entre a concepção teórica de Paulo Freire e Lev S. Vygotsky. Metodologicamente, as informações foram obtidas por meio de atividades realizadas pelos alunos e analisadas mediante a Análise Textual Discursiva. Os resultados indicam que a estruturação da etapa “organização do conhecimento” – segundo Momento Pedagógico – seguindo o processo da Significação Conceitual, potencializa a aprendizagem de conceitos físicos por parte dos alunos, que passam a se apropriar de conceitos como: espectro luminoso e interação luz-matéria.
The dynamics of the Pedagogical Moments is being used in the teaching of Physics as a strategy of planning and development of didactic-pedagogic activities. In this sense, this work aims to investigate the appropriation of some concepts related to the study of nature of light, such as spectrum of light and light-matter interaction, by students of a public high-school from Campo Grande/MS. These concepts were addressed during the implementation of the thematic: “Energy Economy X Environment – a shine to sustainable consumption” following the assumptions of Thematic Approach. This thematic was organized according to articulations between the Pedagogical Moments and the Conceptual Meaning which is related to the ideas of Paulo Freire and Lev S. Vygotsky. The data were obtained by means of activities performed by the students and analyzed before the Discursive Textual Analysis. The results indicate that the organization of the structure of knowledge - second Pedagogical Moment - following the process of Conceptual Meaning, enhances the learning of physical concepts by the students, which begin to appropriate concepts such as spectrum of light and light-matter interaction.
Significação Conceitual, Natureza da Luz, Abordagem Temática, Momentos Pedagógicos.
Conceptual Signification, Study of Light, Thematic Approach, Pedagogical Moments