STS Education and Genetics. Elements for the classroom: potential and challenges
Autores: Grasielle Pereira Sousa, Paulo Marcelo Marini Teixeira.
Com base no desenvolvimento de uma experiência de ensino e aprendizagem, o artigo analisa a aplicação do Enfoque CTS em aulas de Biologia dedicadas a conteúdos de Genética. A pesquisa fundamentou-se nas abordagens qualitativas de investigação educacional, configurando-se dentro da modalidade de pesquisa de intervenção. O projeto foi realizado em uma escola pública localizada no município de Jequié/BA, envolvendo 19 alunos, integrantes de uma turma regular de 3º ano do ensino médio. Os dados foram coletados ao longo de todo o processo, com a utilização dos seguintes métodos e técnicas: i) observação participante, ii) coleta do material textual produzido pelos alunos; iii) aplicação de questionário; iv) fotografias; v) grupo focal; vi) dados obtidos por meio do controle da frequência dos estudantes, vii) entrevista com a professora da turma. Para amparar o processo de análise lançamos mão das seguintes categorias: i) articulação da tríade CTS e aspectos sobre a natureza da ciência; ii) metodologia e recursos didáticos; iii) percepções dos alunos sobre o processo de ensino-aprendizagem; iv) percepções da professora da turma sobre o processo desenvolvido; v) percepções da professora/pesquisadora sobre o trabalho realizado. Ao final do trabalho, inferimos que a proposta realizada ofereceu significativa contribuição para subsidiar mudanças nos processos de ensino e aprendizagem, em função de aspectos como o enriquecimento dos temas estudados para além da dimensão conceitual, com a adoção de uma abordagem contextualizada dos conteúdos, a diversidade de estratégias e recursos didáticos empregados, e a intensificação da interação entre professores e alunos, com a construção de uma “atmosfera” de ensino e aprendizagem mais dialógica. De forma geral, a análise dos dados obtidos na pesquisa permitiu a identificação de limites e possibilidades relacionados à utilização do Enfoque CTS no ensino de Biologia.
Based on the development of an experience of teaching-learning, the article analyzes the application of the STS education in Biology classes dedicated to the contents of Genetics. The fundamentals of the research were based on qualitative approaches of educational investigation, representing the inside of a modality of interventional research. The project was conducted in a public school located in the Municipality of Jequié/BA, involving 19 students, permanent members in the 3rd year of high school. The data was collected throughout the process, with the utilization of the following methods and techniques: i) participant observation; ii) gathering of text material produced by the students; iii) application of survey; iv) photographs; v) focus group; vi) data obtained by methods of controlling the student’s frequency; vii) interview with the student’s teacher. To support the analysis process we utilized the following categories: i) articulation of the triad STS study and aspects about the nature of the science; ii) methodology and didactic resources; iii) students’ perceptions on the teaching-learning process developed; iv) teachers’/researchers’ perceptions on the process; v) perception of the students’ teacher on the process developed. At the end of the project, we concluded that the intended experiment offered a significant contribution to subsidized changes in teaching-learning in regard to the aspect of enrichment of the topics studied beyond the conceptual dimension, with the adoption of the contextual approach of the contents, the diversity of strategies, didactic resources, and the intensification of the interaction between professors and students, with the building of a dialogical perspective of teaching-learning. In general, the analysis of the data obtained in the research allowed the identification of limitations and possibilities related to the utilization of the STS education in Biology teaching.
Educação Científica; Ensino de Biologia; Genética.
STS Education; Biology Teaching; Genetics.