PLANTA OU VEGETAL? AS CONCEPÇÕES ALTERNATIVAS DOS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Plant or Vegetable? Alternative conceptions of the Middle School students

Autores: Thiago Saide Martins Merhy, Marcelo Guerra Santos.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo verificar a relação dos alunos do ensino fundamental, de colégios da zona urbana e rural, com as plantas, visando identificar e entender suas concepções alternativas e confrontá-las com o conhecimento científico. A pesquisa foi realizada em 3 escolas localizadas no estado do Rio de Janeiro, Brasil e a coleta de dados através de questionários abertos. Os resultados encontrados nos deram a possibilidade de observar que a maioria dos alunos dos três colégios pesquisados, possui concepções alternativas, acreditando haver diferenças entre plantas e vegetais. A inserção de uma situação problema em sala de aula estimulou a aprendizagem do conteúdo de Botânica, sendo capaz de promover o confronto entre as concepções alternativas e as concepções científicas.

Abstract

The aim of this study was to investigate the relationship between Middle School students and plants, in both urban and rural regions, in order to identify and understand their alternative conceptions and confront them with scientific knowledge. The research was realized in 3 schools in the Rio de Janeiro state, Brazil through open questionnaires. The results have enabled us to observe that the majority of students from the three schools have alternative conceptions, believing that there are differences between plants and vegetables. The insertion of a problem situation in the classroom stimulates learning of Botany, promoting confront between the alternative conceptions and the scientific knowledge.

Palavras-chave

Ensino de Ciências, Concepções Alternativas, Ensino Fundamental.

Keywords

Science Education, Alternative Conceptions, Middle School.

Texto em PDF