Environmental Education in a Science Club, using Geotechnologies
Autores: Álisson Passos Schleich, Berenice Álvares Rosito, João Bernardes da Rocha Filho, Regis Alexandre Lahm
A pesquisa aqui apresentada foi realizada com estudantes do 5° e 6º anos do ensino básico, participantes do Projeto Clube de Ciências (Bioclube), em um colégio privado da cidade de Porto Alegre, RS. O objetivo da investigação foi compreender como ocorre a construção de conhecimentos sobre o tema meio ambiente, utilizando geotecnologias. Primeiramente, os conhecimentos prévios dos alunos foram diagnosticados pela aplicação de um questionário. Posteriormente, as atividades foram planejadas e aplicadas de acordo com o diagnóstico, envolvendo a interpretação de imagens obtidas do software Google Earth TM, uma oficina com aparelhos de GPS e a confecção de cartazes, entre outras. Para a coleta de dados foram utilizados questionários, diários de classe, produções textuais dos alunos, além de observações feitas ao longo das atividades no Bioclube. A investigação permitiu concluir que o uso das geotecnologias em uma Unidade de Aprendizagem (UA) sobre meio ambiente, no contexto de um clube de ciências, motivou os alunos a aderirem ao processo de construção de saberes, revelando que esses espaços e recursos tecnológicos favorecem a construção e reconstrução de conhecimentos ambientais.
This research was conducted with students from the 6th and 7th years of basic education, who are participants of a Project Science Club (Bioclube) in a private college in the city of Porto Alegre, RS. The aim of the research was to understand how the environmental knowledge is constructed on the students, using geotechnologies in science clubs. First, previous knowledge of the students were diagnosed by a questionnaire. Subsequently, the activities have been planned and implemented in accordance with the diagnosis, involving the interpretation of images obtained from Google Earth TM software, a workshop with GPS devices, and the preparation of posters, among others. For data collection were used questionnaires, class diaries, and textual productions of the students, in addition to observations madeover the activities in your science club. The investigation has concluded that the use of geotechnologies in a Learning Unit on the environment, in the context of a science club, was motivated the students to adhere to the knowledge construction process, revealing that these technological resources favor the construction and reconstruction of environmental knowledge.
Meio ambiente; Geotecnologias; Google Earth TM; Clube de Ciências.
Environment; Geotechnologies; Google Earth TM; Science Club.