A RELEVÂNCIA DO ENSINO SOBRE A CIÊNCIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO UNIVERSITÁRIO DE ELETROMAGNETISMO

The relevance of teaching on science: report of an experience of an electromagnetism university course

Autores: Fabiana Botelho Kneubil, Elio Carlos Ricardo.

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado em uma universidade pública do estado de São Paulo, em um curso de eletromagnetismo do bacharelado em física. Além dos itens específicos do programa, o curso teve uma ênfase em aspectos históricos e filosóficos que auxiliam na compreensão dos conceitos físicos e do formalismo matemático. Essa abordagem possibilitou o surgimento de discussões a respeito da natureza da ciência, que não são comuns em cursos convencionais de física. Acreditamos que esta experiência possa ser levada também para a formação dos futuros professores, ou seja, para os cursos de licenciatura, visando capacitá-los a ensinar física na perspectiva de uma educação em ciência e sobre a ciência.

Abstract

This paper presents a case study about a course on Electromagnetism offered to Physics undergraduate students at a public University at the state of Sao Paulo. In addition to the many specific topics, this course has an emphasis on historical and philosophical aspects, which could help students to understand physical concepts and mathematical formalism. This approach has opened room for questions concerning the nature of science, which is unusual in physics courses. We believe that this experience can be also carried in training future teachers, in order to enable them to teach physics in the perspective of the education in science and on science.

Palavras-chave

história da física, filosofia da física, formação de professores, educação sobre a ciência.

Keywords

history of physics, philosophy of physics, teacher training, education on science.

Texto em PDF