COMPARTILHANDO AÇÕES E PRÁTICAS SIGNIFICATIVAS PARA O ENSINO DE BOTÂNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Sharing meaningful actions and practices for the Teaching of Botanics in the primary and lower secondary education

Autores: Cássia Luã Pires de Souza, Eunice Aita Isaia Kindel.

Resumo

Muitos educadores vêm criando propostas alternativas para se ensinar Botânica. Por meio do compartilhamento de práticas significativas, este estudo tem como objetivo motivar docentes da Educação Básica a explorarem esta temática de forma mais interessante, estimulando os estudantes a gostarem das plantas. Esta pesquisa compreendeu a revisão bibliográfica, o levantamento de áreas verdes, a busca por práticas em Botânica realizadas por instituições públicas e privadas, a realização de entrevistas e a criação de um blog educativo. Os resultados mostraram que algumas instituições têm trabalhado esta temática de forma agradável e atrativa aos estudantes. Este trabalho, ao compartilhar práticas em Botânica, incita o professor a despertar no estudante o interesse e a curiosidade pelas plantas para, assim, valorizá-las.

Abstract

Many educators have been working on alternative methods to teach Botanics. Through the exchange of alternative practices, this study aims to induce teachers of the primary and lower secondary education to explore this theme in a more interesting way, making students love plants. This research comprised a literature review, an inventory of green zones, the search for practices in Botanics carried through public and private institutions, a set of interviews and the creation of an educative blog. The results showed than some institutions have worked this theme in the most pleasant and attractive way for students. This study, by exchanging practices in Botanics, incites the teacher to fill the student with interest and curiosity by plants for therefore value then.

Palavras-chave

Ensino de Botânica; Áreas verdes; Propostas alternativas.

Keywords

Teaching of Botanics; Green zones; Alternative methods.

Texto em PDF