Mathematical Modeling: Applications of Exponential Functions in a Technology Course
Autores: Maria Rosana Soares, Guataçara dos Santos Junior, Luiz Alberto Pilatti, Sani de Carvalho Rutz da Silva.
Este artigo tem como objetivo analisar as aplicações e relevâncias que as Funções Exponenciais podem apresentar para os alunos de um curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica nas situações do cotidiano. Ele resulta de um trabalho realizado em um curso superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica da UTFPR, campus de Ponta Grossa, no segundo semestre de 2010, tendo sido aplicado na disciplina de Cálculo I. O referido trabalho se direcionou procurando reconhecer e compreender a importância das Funções Exponenciais no contexto social e suas aplicações no dia a dia. O presente artigo é de caráter bibliográfico e prático, de natureza qualitativa com finalidade aplicada e de cunho interpretativo. Metodologicamente encaminha-se no sentido de identificar a relevância das Funções Exponenciais e suas aplicações no cotidiano. Para tanto, foi desenvolvida uma atividade de Modelagem Matemática envolvendo a aplicação dessa função. Para finalizar, discutem-se os resultados da aplicação destacando as opiniões e reflexões de alguns estudantes sobre as Funções Exponenciais na vida diária. As informações foram obtidas por meio de um questionário anônimo aplicado aos participantes para reconhecer as concepções dos envolvidos.
This article aims to analyze the applications and relevance that Exponential Functions can present to students of an undergraduate course of Technology in Mechanical Manufacturing in situations of ordinary life. This article results from the work done in the college of Technology in Mechanical Manufacture of UTFPR, Ponta Grossa campus, in the second half of 2010, which has been applied in the discipline of Calculus I. This work was directed by seeking to recognize and understand the social context importance to Exponential Functions and their applications in our routine. This article is of a bibliographical and practical character, it has a qualitative approach applied with purpose and an interpretive nature. This is moving methodologically to identify the significance of Exponential Functions and their applications in ordinary life. To that end, we developed a mathematical modeling activity involving the application of this function. Finally, we discuss the results of the application highlighting the views and thoughts of some students about exponential functions in everyday life. Information was obtained through an anonymous questionnaire applied to the participants to recognize the views of those involved.
Modelagem matemática; funções exponenciais; contexto social.
Mathematical modeling; exponential functions; social context.