TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE TERMOQUÍMICA

Information technology and communication: Reflections about a didatics sequence of Thermochemistry

Autores: Janessa Aline Zappe, Inés Prieto Schmidt Sauerwein, Mário Magno.

Resumo

É consenso nas pesquisas da área que as tecnologias de informação e comunicação (TIC) são recursos importantes que precisam estar inseridos na prática escolar para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Neste artigo, são apresentadas reflexões acerca da elaboração, da aplicação e da avaliação de uma sequência didática sobre Termoquímica com o uso de TIC. A sequência didática foi aplicada em uma turma de 2º ano do Ensino Médio de uma escola particular de um município da região central do Rio Grande do Sul e foi composta de cinco aulas. Os resultados mostram que os alunos não estavam habituados a participar de atividades em aula que envolvesse o uso de TIC, que existe uma escassez de objetos de aprendizagem sobre o conteúdo de Termoquímica disponíveis na internet e que o professor é um mediador importante para o processo de ensino e aprendizagem com TIC.

Abstract

The consensus in the studies that the information and communication technologies (ICT) are important resources that must be inserted in school practice to facilitate the process of teaching and learning. In this article, are presented reflections on the development, application and avaliation of a didactics sequence about Thermochemistry using ICT. The didactics sequence was applied with a class of 2nd year of high school to a private school in a town in the central region of Rio Grande do Sul and was composed of five classes. The results show that participants in this research were not used to participate in classroom activities involving the use of ICT, there is a scarcity of learning objects on the content of Thermochemistry available on the internet and that the teacher is an important mediator to the process of teaching and learning with ICT.

Palavras-chave

Ensino de Química; Termoquímica; Tecnologias de Comunicação e Informação (TIC).

Keywords

Teaching of Chemistry; Thermochemistry; Information and Communication Technologies (ICT).

Texto em PDF