Comprehension of the autotrophic life mode: conceptions of students about photosynthesis
Autores: Cristina dos Santos Bianchi, Waisenhowerk Vieira de Melo.
Tentando superar uma visão mecanicista do ensino de Ciências tradicional, propomos um trabalho sob uma perspectiva de ensino construtivista, onde o diagnóstico das concepções dos alunos é etapa fundamental para o seu desenvolvimento. Assim, buscamos analisar concepções de alunos do 2º ano do ensino médio de um colégio estadual do Rio de Janeiro sobre fotossíntese, e como compreendem o modo de vida autótrofo. Para isso, utilizamos uma avaliação diagnóstica contendo mitos sobre a fotossíntese, e propusemos a construção de um terrário que foi trabalhado com o auxílio de um estudo dirigido. Nossos resultados demonstram a necessidade de contemplar as lacunas de conhecimento adquiridas ao longo do ensino fundamental, e também as vantagens de um trabalho realizado com o intento do desenvolvimento de uma visão holística.
To try overcomes the mechanistic view of traditional teaching Science, we propose a constructivist teaching work, where the principal step to their development is the diagnostic of students’ conceptions. Thus, we analyzed the conceptions of students of a high school from Rio de Janeiro city about photosynthesis, and how they understand the autotrophic life mode. For this, we took a diagnostic test with myths about photosynthesis, and made a terrarium that was studied with a help of a directed list of exercises. Our results show the necessity of regard for knowledge gaps acquired throughout the elementary school, as well as the advantages of a work performed to develop a holistic view.
fotossíntese; mudança conceitual; terrário; ensino de Ciências e Biologia; construtivismo.
photosynthesis; conceptual change; terrarium; teaching Science and Biology; constructivism.