A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO ENSINO SUPERIOR DE TECNOLOGIA DE PETRÓLEO E GÁS

Project Pedagogy in Higher Education in a Course About Technology in Oil And Gas

Autores: Izilda Guedes Elias, Carmem Lúcia Costa Amaral

Resumo

Este trabalho descreve uma experiência com a utilização da pedagogia de projetos na organização de uma disciplina do Curso Superior de Tecnologia em Petróleo e Gás. A disciplina Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM) é semestral e no início das aulas os alunos são divididos em grupos e cada grupo recebe do professor orientador um tema para ser pesquisado. O tema proposto é resultado de discussão entre o coordenador do curso e os professores ministrantes das disciplinas do semestre. No primeiro semestre de 2013, essa disciplina foi organizada seguindo os passos da pedagogia de projetos com o objetivo de investigar se essa nova organização facilitaria o desenvolvimento de competências ligadas à preservação e contaminação ambiental. Participaram dessa experiência doze alunos do 5° e 6° semestres do referido curso de uma universidade da rede privada da cidade de Santos (SP, Brasil). Embora os projetos desenvolvidos pelos alunos não envolvessem questões diretamente ligadas à indústria petrolífera, as competências desenvolvidas nessa disciplina podem ser estendidas para esse setor. Com essa experiência, observamos que a pedagogia de projetos possibilitou desenvolver as competências relacionadas à preservação ambiental, além de preparar o aluno para enfrentar novos desafios que a indústria petroquímica vem trazendo para a região santista.

Abstract

This paper describes an experience with the use of Project Pedagogy in organizing a university discipline about Technology in Oil and Gas. The discipline ‘Multidisciplinary Integrated Project’ (IMP) is biannual, the students are divided into groups and get a topic to be researched by their supervising teacher. The proposed topic is the result of discussions between the course coordinator and the lecturing professor of the semestral disciplines. In the first half of 2013, this discipline was organized following the steps of Project Pedagogy with the objective to investigate whether this new organization would facilitate the development of skills for managing issues related to conservation and contamination of the environment. Twelve students of 5th and 6th semester, attendees of a referred course at a private university in the City of Santos, Brazil, participated in this experiment. Although the projects developed by the students didn’t focus particularly on topics of oil industry, the knowledge acquired in the discipline can be extended to this sector. With this experience, it was observed that Project Pedagogy allowed to develop skills related to environmental preservation, and furthermore to cause changes at the students to be able to face new challenges that the petrochemical industry brings to the region of Santos.

Palavras-chave

Ensino superior, Pedagogia de projetos, Efluentes.

Keywords

Project pedagogy, higher education, effluent.

Texto em PDF