POSSIBILIDADES METODOLÓGICAS PARA A APROPRIAÇÃO DO TEMA ARTRÓPODES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)

Methodological possibilities for the appropriation of Arthropods theme for Youths and Adults Education

Autores: Elaine Ferreira Machado, Vera Lúcia Ferreira da Luz Culpi.

De acordo com as Diretrizes Curriculares para a Educação de Jovens e Adultos, ressalta-se a importância de considerar que os estudantes dessa modalidade de ensino são diferentes dos estudantes que se encontram nas séries adequadas à faixa etária. Isto deve-se ao fato de que, o público adulto possui uma maior bagagem cultural e de conhecimentos adquiridos, uma vez que a escola não é o único espaço de produção e socialização de saberes. Assim, tanto a abordagem pedagógica quanto o material utilizado, precisam de uma proposta diferenciada. Porém, o que percebe-se, na maioria dos casos, é um ensino desvinculado da realidade do estudante adulto, baseado na mera transmissão de conteúdos que não geram conhecimentos. Em se tratando de ensino de Ciências na EJA, as dificuldades parecem ser semelhantes. Dessa forma, o objetivo deste artigo, foi propor abordagens diferenciadas e contextualizadas para o Ensino de Ciências na EJA, por meio do tema Invertebrados – Artrópodes, o qual costuma fazer parte do cotidiano dos estudantes. Desenvolvemos e analisamos uma sequência didática, composta de cinco momentos. A pesquisa foi realizada em uma Escola Estadual localizada na região de Curitiba – PR, com estudantes do Ensino Fundamental (séries finais), da modalidade EJA. Utilizou-se a análise de conteúdo, pois os estudantes participaram ativamente das aulas e produziram inúmeras atividades, tais como modelos didáticos, textos e exposições dialogadas. Consideramos, finalmente, que todos os momentos metodológicos propostos permitiram a tão almejada “leitura de mundo”, que implica a reflexão crítica.

Educação de Jovens e Adultos (EJA); Invertebrados – Artrópodes; sequência didática; prática pedagógica.

Youths and Adults Education (EJA); Invertebrates - Arthropods; didactic sequence; pedagogical practice.