ATIVIDADE DIDÁTICA BASEADA EM EXPERIMENTO: DISCUTINDO A IMPLEMENTAÇÃO DE UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA

Teaching Activity based Experiment: Discussing the Implementation of a Propose for Investigative Teaching Physics

Autores: Fernanda Sauzem Wesendonk, Letícia do Prado.

Este trabalho tem como objetivo contribuir com estudos sobre a elaboração e a implementação de uma proposta de atividade didática baseada em experimento de cunho investigativo. Diante disso, propõe-se a discussão das informações coletadas durante a aplicação de uma atividade cuja preocupação esteve centrada na utilização do experimento como um recurso didático e na investigação como uma estratégia didática. As informações coletadas se referem aos registros dos alunos e aos registros de observações elaborados pelas professoras implementadoras da atividade, ambos elaborados durante o desenvolvimento da aula. Pode-se concluir, com essa pesquisa, que os alunos se mostraram interessados durante as discussões iniciais e durante a realização da atividade. Por outro lado, foi possível perceber limitações na compreensão dos alunos sobre determinados elementos do campo conceitual da Física e suas dificuldades na elaboração de sínteses e de gráficos. Essas situações foram interpretadas como desafios pelas implementadoras, que buscaram explorar essas limitações de modo a superá-las.

Experimentação, Investigação, Física Térmica, Ensino Médio.

Experimentation, Investigation, Thermal Physics, High School.