Knowledge’s Articulation at Science Museums in attempt to Include Deaf Students: Examining the Possibilities of Contemplating Diversity in Places of non-formal Education
Autores: Eduardo Andrade Gomes, Vinícius Catão, Charley Pereira Soares.
Muitas das discussões atuais relacionadas ao Ensino de Ciências destacam a importância de os professores articularem atividades que possibilitem aos estudantes desenvolverem uma visão crítica e reflexiva sobre os conteúdos científicos. Para que isso se efetive, é necessário considerar a Escola como um espaço plural, caracterizada pela diversidade e pelas diferentes especificidades que povoam as salas de aula. Dessa forma, é importante pensar em estratégias de ensino capazes de contemplar a todos(as), de forma indistinta, garantindo o direito legítimo de acesso ao conhecimento científico. Uma dessas propostas seria o desenvolvimento de atividades em espaços não formais de educação, tais como as que acontecem nos Museus e Centros de Ciências. Pensando nessa possibilidade, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os curadores de três Museus e Centros de Ciências, localizados na cidade de Viçosa (MG). Por meio dessas entrevistas, buscou- se conhecer as atividades desenvolvidas nesses espaços, além de verificar se elas são acessíveis aos estudantes surdos, de modo a avaliar o potencial desses locais para se tornarem espaços alternativos e, ao mesmo tempo, complementares às salas de aula tradicionais (inclusivas ou não). Além das respostas obtidas com essas entrevistas, serão apresentadas também as percepções de um professor que realizou visitas com três estudantes surdos aos referidos Museus, no intuito de contrastar as ideias dos curadores com a realização de uma atividade prática nesses espaços.
Some of the current discussions related to Science Education highlight the importance of teachers to articulate activities that enable students to develop a critical and reflective scientific thinking. Thus, it is necessary to consider schools as plural spaces, characterized by diversity and different human specificities in classrooms. Moreover, it is important to implement teaching strategies that involve everybody indistinctly, granting legitimate access to scientific knowledge. One such approach would be the development of activities in places of non-formal education, such as those that occur in Museums and Science Centers. Considering this possibility, semi structured interview was conducted with three curators of Museums and Science Center located in the town of Viçosa (Brazil). Through these interviews, we sought to know about the activities developed in these places and verify whether they are accessible to deaf students. The goal was to evaluate the potential of these teaching spaces as alternative places that complement traditional classroom (contemplating the inclusion or not). In addition to the responses obtained in the interviews, it was also collected perceptions of a teacher who conducted visits with three deaf students at these museums, in order to contrast the curators’ ideas with the realization of a practical activity in these places.
Articulação do conhecimento, Espaços não formais de educação, Estudantes surdos, Inclusão.
Knowledge’s articulation, Places of non-formal education, Deaf students, Inclusion.