TEMA GERADOR COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM QUÍMICA E BIOLOGIA

Generating theme as methodological strategy for the construction of knowledge in Chemistry and Biology

Autores: Ana Carolina Gomes Miranda, Mara Elisa Fortes Braibante, Maurícius Selvero Pazinato.

Resumo

Os fundamentos metodológicos da concepção educacional proposta por Freire se apoiam na dialogicidade e problematização em torno da realidade e das contradições sociais vivenciadas pelos estudantes, as quais se encontram representadas nos temas geradores. A obtenção de um tema gerador, segundo Freire (2014), ocorre por meio de uma investigação temática. Delizoicov (1990) sistematizou a investigação temática em cinco etapas: 1ª - levantamento preliminar da realidade, 2ª - análise das situações e escolha das codificações, 3ª - círculo de investigação temática, 4ª - Redução temática e 5ª - desenvolvimento do programa em sala de aula. Nesta perspectiva, o foco deste trabalho foi avaliar as implicações da utilização dos temas geradores na aprendizagem dos estudantes do ensino médio. Para isso, primeiramente, realizamos uma investigação temática na localidade pesquisada, com o propósito de obter o tema gerador. Os dados foram obtidos através de entrevistas e questionários aplicados a cerca de 150 membros da comunidade escolar, dentre eles: alunos do ensino médio, pais, professores, funcionários e moradores do entorno da escola. Dos resultados das duas primeiras etapas, emergiram os seguintes temas: violência, segurança, saúde, drogas, saneamento básico e infraestrutura. Na 3ª etapa, problematizou-se estes assuntos com toda comunidade escolar com o intuito de escolher o mais significativo, que foi “Drogas”. A partir deste tema gerador selecionou-se juntamente com os professores de Química e Biologia, os conteúdos necessários para a interpretação e compreensão desse tema (4ª etapa – redução temática). A partir disso, desenvolvemos diversas situações de ensino que foram aplicadas a duas turmas de 3ª séries do ensino médio de uma escola pública da cidade de Santa Maria, RS, Brasil. Os resultados deste trabalho demonstram que a utilização do tema gerador na estrutura do programa das disciplinas escolares favorece o ensino de Química e Biologia, bem como uma formação mais crítica e cidadã dos estudantes.

Abstract

The methodological foundations of educational concept proposed by Freire are based on dialogicity and problematization about the reality and social contradictions experienced by the students, who are involved on the generating themes. Obtaining a generating theme, according to Freire (2014), occurs through a thematic investigation. Delizoicov (1990) systematized the thematic investigation in five stages: 1st - preliminary survey of reality, 2nd – analysis of the situations and choice of encodings, 3rd - circle of thematic investigation, 4th - thematic reduction and 5th - development of the program in the classroom. In this perspective, the focus of this study was to evaluate the implications of the use of generating themes in the learning of high school students. To do this, firstly, we conducted a thematic investigation in the research location, in order to get the theme generator.The data were collected through interviews and questionnaires applied to about 150 members of the school community, including high school students, parents, teachers, staff and residents around school environment. From the results of the first and second steps came the following themes: violence, safety, health, drugs, basic sanitation and infrastructure. In the 3rd stage, these issues were discussed with all school community in order to choose the most significant, which was "Drugs". From this generating theme, it was selected, with teachers of Chemistry and Biology, the necessary contents for the interpretation and understanding of this subject (4 th Step - Thematic reduction). From this, we developed various teaching situations which were applied in two classes of third grade of high school, in a public school in Santa Maria, RS, Brazil. The results of this research demonstrate that the use of the generating theme in the school program structure favors the teaching of Chemistry and Biology, as well as a more critical and citizen education.

Palavras-chave

Ensino de Química e Biologia, Investigação temática e temas geradores.

Keywords

Chemistry and Biology Teaching, thematic investigation and generating theme.

Texto em PDF