Teaching biomechanics at elementary school: reporting an experience
Autores: Adriana Marques Toigo
A aplicação prática da Biomecânica no cotidiano de quem pratica atividades físicas e as recomendações contidas nos Parâmetros Curriculares Nacionais justificam a importância da inclusão desses conteúdos nas aulas de Educação Física escolar de maneira complementar às aulas práticas. O presente trabalho relata duas experiências envolvendo o ensino de conteúdos de Biomecânica em aulas de Educação física nas séries iniciais do ensino fundamental ministradas em dias de chuva. A primeira aborda a osteologia, abarcando conceitos como ossos, cargas que atuam sobre o corpo e fraturas. A segunda trata da miologia através do estudo dos conceitos de músculo, neurônio e força, entre outros. O resultado do trabalho realizado com os alunos foi bastante positivo, o que pode ser percebido através de relatos orais e escritos feitos pelos mesmos.
The daily practical application of biomechanics by those who practice physical activities and the recommendations made on the National Curriculum Standards justify the importance of including these contents in school physical education. classes complementary to the practice classes. This study reports two experiences involving the teaching of biomechanics contents on physical education classes at elementary school in rainy days. The first one is related to osteology, taking into account concepts like bones, forces that act on the body and fractures. The second one is related to miology through the concepts of muscle, neurons and forces. Results of this approach were quite positive as can be inferred from students? oral and written reports.
Biomecânica, Educação Física escolar, séries iniciais.
Biomechanics, school physical education, elementary school.