GALINHO DO TEMPO: UM JOGO DIDÁTICO PARA AUXILIAR O ENSINO-APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO EQUILÍBRIO QUÍMICO NO ENSINO MÉDIO

Time Little Fowl: a game for teaching assistant teaching-learning content of chemical equilibrium in high school

Autores: Angélica Priscila Parussolo, Washington Lombarde, Alessandra Machado Baron.

Resumo

O presente trabalho foi realizado por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sub-projeto Química, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus- Apucarana e tem como principal temática a utilização de jogos como alternativas pedagógicas no ensino de química. Os materiais didáticos são ferramentas muito importantes para o processo ensino-aprendizagem e o jogo didático é uma alternativa viável para auxiliar em tal processo. Neste artigo discutimos as etapas de preparação e aplicação de um jogo sobre equilíbrio químico para os alunos do segundo ano do ensino médio de um Colégio Estadual de Apucarana.

Abstract

This work was done by fellows of Institutional Program Introduction to Teaching (PIBID) of University Technological Federal of Paraná - Apucarana campus and its main theme the use of games as educational alternatives in teaching chemistry. Educational materials are very important tools for the teaching-learning process and educational game is a viable alternative to assist in this process. This paper discusses the stages of preparation and implementation of a set of chemical equilibrium for the students of the second year of high school a State College Apucarana.

Palavras-chave

Equilíbrio químico; Galinho do tempo; Jogo didático; Ensino médio.

Keywords

Chemical equilibrium; Time little fowl; Didactic game; High school.

Texto em PDF