The Approach Of The Substance Of Concepts, Mixture And Density Using The Basics Of Multiple Representations
Autores: Mário Sérgio Nunes Bica, Rafael Roehrs.
Na abordagem do ensino de ciências percebe-se que os estudantes se submetem a diferentes formas de representações que estão inseridas no discurso científico, e presentes nos conteúdos previstos nas matrizes curriculares. A prática desses modos representacionais, se utilizados de forma integrada durante o ensino, pode ser a condição fundamental para possibilitar a compreensão no ensino de ciências por um maior número de estudantes, inclusive no ensino de química. A multiplicidade de representação, portanto, vai ao encontro de uma das grandes problemáticas que atingem atualmente as instituições de ensino: a grande diversidade sociocultural de sujeitos que compõem uma mesma classe escolar. Esta pesquisa, tendo como público alvo estudantes da primeira série do ensino médio de uma escola pública, buscou discutir sobre as inferências de diferentes discursos simbólicos no ensino de química, abordando os conceitos de substância, mistura e densidade, através da linha de investigação das Múltiplas Representações, para aumentar o número de estudantes com uma melhor compreensão de ciências. Utilizou-se duas estratégias para representar estes conceitos, onde estas demonstraram impactos divergentes na relação dos estudantes com os diferentes símbolos utilizados pelos diferentes métodos representacionais. Demonstram ainda que cada método representacional não se torna universalmente aplicável na prática educacional, a não ser que esteja integrado a outros, pois cada método permite explorar distintas inferências sobre o mesmo tema.
Considering the science teaching approach, it is noticed that students are exposed to different forms of representations which are embedded in scientific discourse and also present in the curriculum matrices’ prescribed content. The practice of these representational modes, if used in an integrated manner during the teaching process, may be the fundamental condition to enable better comprehension in science education by a greater number of students, including chemistry teaching. The multiplicity of representation therefore meets one of the great problems which currently reach educational institutions: the huge socio-cultural diversity of subjects that constitute the same school class. This research, having as target students from the first grade of secondary education in a public school, sought to discuss the implications of different symbolic speeches in chemistry teaching considering the concepts of substance, mixture and density through the line of Multiple Representations investigation to increase the number of students with better comprehension of science. Two strategies were used to represent these concepts, and both showed different impacts on the relation of students with different symbols used by different representational methods on the same concepts of chemistry. It also shows that each representational method does not become universally applicable in educational practice unless it is integrated with other methods, since each method allows you to explore different inferences about the same topic.
Ensino de Ciências; Múltiplas Representações, Diferentes Linguagens.
Teaching Science; Multiple Representations; Different Languages.