ONDE SE ESCONDEU A QUÍMICA? DESSA VEZ NA COZINHA! DESMISTIFICANDO A QUÍMICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Where hid the chemistry? This time in the kitchen! Demystifying the chemistry in the early grades of elementary school

Autores: Luiza Renata Felix de Carvalho Lima, Maria Elvira do Rego Barros Bello.

Este trabalho teve como finalidade motivar o interesse pelas ciências nos alunos das séries iniciais, do Ensino Fundamental, através da realização de oficinas compostas por experimentos que contextualizassem, no ambiente escolar, as relações existentes entre a Química e o nosso dia-a-dia, especificamente na cozinha. Tal oficina foi desenvolvida em três dias, onde no primeiro buscou-se investigar as concepções dos alunos com relação à existência da Química; no segundo foi realizado o preparo do pão e analisada as concepções apresentadas nos desenhos, referentes ao uso de fermento na massa do pão; já o terceiro dia foi destinado ao preparo do bolo, seguindo duas receitas, uma preparada pelos alunos e outra pela mediadora. Para análise dos resultados foram utilizados os Indicadores de Alfabetização Científica de Sasseron e Carvalho (2010). Os resultados apontam que a turma de 5° ano apresentou maior desenvoltura nas explicações e justificativas do que a turma de 3° ano, e que na maioria dos desenhos apresentados é frequente os Indicadores de Alfabetização Científica de Raciocínio Lógico e Teste de Hipóteses, devido à participação frequente dos alunos. No entanto, para análise dos resultados referentes ao 3° dia, tais indicadores não se mostraram satisfatórios.

Ensino Fundamental, Motivação, Experimentação.

Elementary Education, Motivation, Trial.