A UTILIZAÇÃO DE AULAS EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ABORDAGEM DE CONTEÚDOS DE MICROBIOLOGIA

Investigative experimental classes on microbiological approach to science teaching

Autores: Emily Karoliny da Silva Cunha Souto, Laudenize Souto da Silva, Luiz Sodré Neto, Flávia Carolina Lins da Silva.

As atividades experimentais investigativas vêm sendo uma estratégia de suma importância no processo de ensino-aprendizagem, pois permite a aprendizagem de conceitos e o desenvolvimento de competências e habilidades. Partindo desses pressupostos este artigo apresenta um relato de experiência com atividades experimentais investigativas em uma Escola Pública de Nova Floresta – PB. O trabalho foi desenvolvido com alunos de duas turmas do 7º ano do Ensino Fundamental e teve como objetivo avaliar a aplicação de aulas experimentais de microbiologia como recurso pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem. Nesse estudo buscou-se desenvolver uma metodologia que, além de sistematizasse o pensamento dos estudantes ao longo de toda atividade investigativa, permitisse relacionar o conhecimento prévio de cada estudante com algumas situações do cotidiano. Diante deste método de ensino, os alunos mostraram-se mais interessados e participativos, percebendo-se uma mudança significativa no entendimento dos conteúdos. Fica desta forma, evidente que as aulas experimentais no Ensino de Ciências são estimulantes e fundamentais para que os alunos construam seu conhecimento.

Conhecimentos prévios; Aprendizagem; Métodos de ensino.

Prior knowledge; Learning; Teaching methods.