AS ATIVIDADES LABORATORIAIS E DE CAMPO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: O CASO DO PROGRAMA CHARCOS COM VIDA NA EBS DE AIRÃES

The Laboratory and Field Ativities and Environmental Education: the case of Ponds with Life program in EBS Airães

Autores: Inês de Oliveira Nunes, Luís Dourado.

A necessidade de uma Educação Ambiental para a Sustentabilidade é evidente através de vários documentos de âmbito internacional e reconhecida pela comunidade em geral. Neste contexto, as orientações curriculares de Ciências Naturais, Biologia e/ou Geologia sugerem a realização de pequenas investigações, incluindo preferencialmente atividades laboratoriais e atividades de campo, recursos didáticos que podem contribuir para a construção dos princípios da Educação Ambiental, bem como para se alcançarem os objetivos desta mesma Educação. A implementação destas investigações, em meio escolar, exige determinadas condições que propiciem a realização integrada de atividades de campo e laboratoriais na abordagem de Educação Ambiental. A Escola Básica e Secundária de Airães - Felgueiras, Porto, representa um bom exemplo a este nível. Ao promover a realização de atividades práticas, através do “Projeto Ciências Experimentais” e ao aderir ao “Programa Charcos com Vida”, iniciou um percurso investigativo, caracterizado pela articulação horizontal e vertical, baseado em questões ambientais locais.

Charcos; Laboratório; Campo; Educação Ambiental.

Ponds; Laboratory; Field; Environmental Education.