Pinapple juice used to prepare skeletons with didactic purpose
Autores: Ângelo Cássio Magalhães Horn, Gabriela Pereira Matte.
A preparação e a montagem de esqueletos de animais consiste em uma forma de superar problemas típicos do estudo anatômico do sistema esquelético, como a identificação e o estabelecimento de relações entre seus elementos, em razão de tornar concreto o que é abstrato e de constituir-se em um método ativo de aprendizagem. Apesar de sua validade como ferramenta para uma aprendizagem enriquecedora, existe um problema intrínseco ligada às preparação e montagem de esqueletos com fins didáticos: a dissociação entre os elementos esqueléticos e os tecidos moles aderidos a estes elementos. O objetivo deste trabalho foi testar o suco do abacaxi (Ananas comosus) como agente da maceração da musculatura esquelética de um vertebrado (Gallus gallus domesticus), assim como comparar sua ação com a do suco do mamão (Carica papaya) verde, a fim de verificar sua eficácia na preparação de esqueletos com fins didáticos. Para tanto, sessenta amostras do músculo peitoral de galinha, com volume aproximado de 1cm³ cada, foram divididas em quatro grupos, sendo submetidas a diferentes meios: Grupo 1 (água deionizada), Grupo 2 (suco de abacaxi), Grupo 3 (suco de mamão) e Grupo 4 (sucos de abacaxi e mamão). As amostras foram avaliadas após 48 e 96 horas quanto a dois critérios: aparência e consistência (dura, intermediária ou mole). As amostras dos Grupos 2 e 4 apresentaram, após transcorridas 96 horas de exposição aos seus respectivos meios aparência gelatinosa e consistência mole, contrastando com as amostras dos Grupos 1 e 3. Com base nisso pode-se afirmar que o suco de abacaxi, provavelmente em razão da presença de bromelina, é eficaz na maceração do músculo peitoral da galinha e apresenta melhores resultados do que aqueles obtidos pelo suco de mamão.
The preparation and assembly of animal skeletons consists of a way to overcome typical problems of the anatomical study of the skeletal system, such as identifying and establishing relationships between its elements, due to make concrete what is abstract and to be in an active learning method. Despite its validity as a tool for an enriching learning, there is an intrinsic problem linked to the preparation and assembly of skeletons with teaching purposes: the dissociation of the skeletal elements and soft tissues adhered to them. The aim of this study was to test the pineapple juice (Ananas comosus) as maceration agent for the skeletal muscle of a vertebrate (Gallus gallus domesticus) and compare its action with the unripe papaya juice (Carica papaya) to verify its effectiveness in the preparation of skeletons with didactic purposes. For that sixty samples of the pectoral muscle of chicken, with volume about 1cm³ each, were divided into four groups and subjected to different mediums: group 1 (deionized water), group 2 (pineapple juice), group 3 (papaya juice) and group 4 (pineapple and papaya juices). The samples were evaluated after 48 and 96 hours using two criteria: appearance and consistency (hard, intermediate and soft). Samples of groups 2 and 4 showed after 96 hours of elapsed exposure to their respective means gelatinous appearance and soft consistency, in contrast to the samples of groups 1 and 3. On this basis it can be said that the pineapple juice probably due to the presence of bromelain is effective in macerate the pectoral muscle of chicken and shows better results than those obtained by the papaya juice.
Método de ensino, Técnica anatômica, Sistema esquelético, Bromelina.
Teaching method, Anatomical technique, Skeletal system, Bromelain