The field of education in Legal Amazon, ways that cross between pesticides, agroecology and science teaching
Autores: Geison Jader Mello, Arnaldo Gonçalves de Campos, Ronaldo E. Feitoza Senra, Leandro Carbo, Eduardo Ribeiro Mueller, Irene Cristina de Mello
Neste artigo descrevemos uma experiência do ensino de ciências realizado em uma escola do campo na Amazônia Legal no norte de Mato Grosso. O ensino de ciências trabalhado por área de conhecimento se desenvolve por um projeto de educação diferenciado que respeita as especificidades dos povos do campo por meio da Pedagogia da Alternância e dialoga com os diversos saberes. A temática ambiental pode ser usada como tática para o ensino de ciências e a realidade vivencial de cada um dos educandos/as se torna o ponto de partida deste processo de ensino-aprendizado. A base metodológica para a realização desta experiência se embasou na proposta do Projeto Ambiental Escolar Comunitário - PAEC sendo de cunho participante. Para isto, utilizou-se de aulas de campo, aulas teóricas, palestras, questionários, entrevistas e observações in locu. Sendo os conteúdos programáticos da área de Ciências Naturais e Matemática para o Ensino Médio para contextualizar a temática “agricultura e meio ambiente”. Os resultados da experiência evidenciaram que o trabalho por área de conhecimento proporciona o trabalho interdisciplinar, o diálogo de saberes, a importância da temática ambiental na integração entre teoria e prática, conhecimento científico e universo vivencial do aluno. Com isto, há o favorecimento da aprendizagem conceitual e a mudança de percepção dos educandos quanto às temáticas. Outro fator é que ao problematizar sobre os caminhos que se cruzam entre agrotóxico, agroecologia e o ensino de ciências os resultados demonstram a relação inversa entre: o que é justo socialmente e ambientalmente equilibrado e, a eficiência econômica na utilização de agrotóxicos. Por isto é necessário reafirmar a importância de uma agricultura de base ecológica para as comunidades do campo.
This paper describes an experience science education held in a school field in the Amazon in northern Mato Grosso. The teaching of science worked for knowledge area is developed by a differentiated educational project as regards the specificities of the peoples of the field through the Pedagogy of Alternation and dialogues with the various knowledge. The environmental theme can be used as a tactic for teaching science and the experiential reality of each of the students / as becomes the starting point of this teaching-learning process. The methodological basis for the realization of this experience is embasou in the proposed Community School Environmental Design - PAEC being participant nature. For this, we used field classes, lectures, workshops, questionnaires, interviews and observations in locus. Since the syllabus of the area of Natural Sciences and Mathematics for Secondary Education to contextualize the theme "agriculture and environment". The experiment results showed that the work area of expertise provides interdisciplinary work, the dialogue of knowledge, the importance of environmental issues in the integration of theory and practice, scientific knowledge and experiential student universe. With this, there favoring conceptual learning and the changing perception of the students about the issues. Another factor is that to discuss about the paths that cross between pesticides, agro-ecology and science education the results show the inverse relationship between: what is just socially and environmentally balanced, and economic efficiency in the use of pesticides. Thus it is necessary to reaffirm the importance of ecologically-based agriculture to the communities of the field.
Educação do Campo, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade, Meio Ambiente.
Education Field, Science Education, Interdisciplinary, Environment.