UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA DIRECIONADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS

A pedagogical proposal facing science teaching to youth and adults students

Autores: Diana Schuch Bertoglio, Valderez Marina do Rosário Lima, Melissa Guerra Simões Pires.

Resumo

Neste texto apresentam-se resultados de estudo que investigou as contribuições de uma proposta pedagógica na área de ciências biológicas voltada para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A intervenção constituiu-se por um conjunto de atividades desenvolvidas em sala de aula e em um museu interativo. A proposta teve, como eixos estruturadores, o reconhecimento das motivações e a valorização dos conhecimentos prévios dos estudantes, bem como a organização de estratégias de ensino que incentivaram o diálogo e a interatividade. É apresentada a descrição detalhada das aulas nas quais foram estudados os sistemas respiratório e circulatório humano, e são explanadas as ações realizadas durante visita a um museu interativo. Enfatizam-se as possibilidades de complexificação do conhecimento dos estudantes de EJA presentes na proposta pedagógica adotada e aponta-se a ampliação de conhecimentos sobre os conceitos abordados, tomando como referência critérios do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Explicitam-se algumas recomendações para a elaboração de propostas pedagógicas direcionadas ao ensino de Ciências na modalidade EJA.

Abstract

In this paper we present results of a study that investigated the contributions of a pedagogical proposal in the area of biological science facing Youth and Adults Education. The intervention consisted of an activities set aplied in the classroom and in an interactive museum. The proposal had as its structural axes the recognition of the students motivation, the appreciation of the students’ prior knowledge and the organization of teaching strategies that encouraged dialogue and interactivity. It is here presented a detailed description of the classes in wich the human circulatory an respiratory systems were studied. It is also explained the actions taken during a visit to an interactive museum. It is emphasized the possibilities of those youth and adults students’ knowledge complexity and it is highlighted the knowledge enlargement regarding the concepts discussed in classes, using some Programme for International Student Assessment (PISA) criteria. It is described some recommendations for the pedagogical proposal development facing science teaching in adult education mode.

Palavras-chave

ensino de ciências; educação de jovens e adultos; museu interativo.

Keywords

science education; youth and adults education; interactive museum.

Texto em PDF