EDUCAÇÃO EM RELAÇÕES HUMANAS PARA SEXUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL

Human relationships education for sexuality in Elementary Education

Autores: Mônica Cândida Pereira Ricardo, Miriana Teixeira da Costa, Samantha Maia Meirele, Davidson Peruci Moreira, Paulo Henrique de Queiroz Nogueira, Janice Henriques da Silva

O artigo tem como objetivo apresentar as ações educativas realizadas no projeto “Educação em Relações Humanas para a Sexualidade”. As ações foram desenvolvidas com 45 alunos do ensino fundamental de uma escola pública. Foram desenvolvidas oito intervenções, sempre realizadas durante as aulas de ciências. Tiveram como objetivo aprofundar a compreensão dos alunos sobre os temas afetividade, relações familiares e interpessoais, emoções, relações de gênero, sexo e educação sexual. Foram utilizados recursos audiovisuais, modelos anatômicos, textos e dinâmicas com o intuito de “provocar a discussão” e levar a reflexão sobre os conteúdos explorados. A coleta de dados foi efetuada por meio de registros no “diário de campo” das impressões e comentários que surgiram durante as intervenções, além da análise de desenhos produzidos pelos participantes. Por meio de análise dos resultados, foi possível observar que as ações do projeto contribuíram para estimular o reconhecimento e compreensão dos alunos de suas próprias emoções, suas consequências sociais, fomentando a consciência pelo aluno de sua responsabilidade sobre suas atitudes no contexto da educação sexual. As ações repercutiram de maneira positiva, facilitando a assimilação dos conteúdos e a ponderação sobre o tema.

The article aims to present the educational activities carried out in the project "Education in Human Relations for Sexuality". The actions were developed to 45 elementary school students from a public school. During the science classes there are developed eight interventions. The action intend to help the students to understand themes like affective, family and interpersonal relationships, emotions, gender relations, sex and sexual education. Anatomical models, audio visual resources, dynamic and texts were used to encourage the debate and reflection about sexuality themes. Data collection was performed through records in the "diary" that contains impression and comments that emerged during the activities. Besides, drawings produced by the participants were analyzed too. Based on the data and impressions collected, it was observed that the project contributed to stimulate recognition and conscious of their own emotions by the schoolchildren, their social consequences, and to instigate the student to become aware of its responsibility for his actions, in the sex education context. The shares had a positive repercussion and facilitated the assimilation of content and prudence on the subject.

Relações Humanas, Educação, Sexualidade, Saúde.

Human Relations, Education, Sexuality, Health.