Pre Service Chemistry Teachers: Discussing Purpose and Possibilities about the Role of Laboratory Work in Science Education
Autores: Rita de Cassia Suart, Stefane Alves Afonso.
Pesquisas têm mostrado a ineficácia do ensino básico no Brasil, bem como o despreparo conceitual e pedagógico de alguns professores, evidenciando a necessidade de investimentos nos cursos de formação inicial. Partindo do pressuposto que os licenciandos trazem concepções de senso comum sobre conteúdos e estratégias de ensino-aprendizagem, o presente trabalho mostra os resultados da análise de uma sequencia de atividades realizadas com licenciandos de Química de uma Universidade Mineira sobre o papel da experimentação no ensino. A análise mostra que os alunos, após reflexões e discussões em sala, consideraram a experimentação investigativa a abordagem mais efetiva para ser utilizada em sala e, elaboraram atividades que, embora não apresentassem todas as características da abordagem investigativa, poderiam desenvolver conceitos e promover discussões.
Research has shown the ineffectiveness of secondary education in Brazil, as well as the conceptual and pedagogical unpreparedness of some teachers, highlighting the need for investment in pre service teaching courses. Assuming that pre service teachers have common sense conceptions about content and teaching and learning strategies, this paper shows the analysis of a sequence of activities with pre-service chemistry teachers about the role of laboratory work in science education in a Brazilian University. After the reflections and discussions in class, the students considered the investigative laboratory work the most effective approach to be used in the classroom, and developed activities that, although not present all the characteristics of the investigative approach, develop concepts and foment discussions.
formação inicial, atividades experimentais, pré-concepções.
pre-service teaching courses, laboratory work, preconceptions.