PRÁTICA EDUCATIVA E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UTILIZANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA NA PLATAFORMA SIENA

Education practice and significant learning: using an electronic didactic sequence in the SIENA plataform

Autores: Caroline Medeiros Martins de Almeida, Roberta Dall Agnese da Costa, Paulo Tadeu Campos Lopes.

Resumo

Contextualizar os conteúdos de Ciências e trazê-los para o cotidiano dos alunos de forma interessante e divertida é uma tarefa que tem despertado a atenção dos professores. Pensando em facilitar a construção do conhecimento de maneira significativa nas aulas de Ciências, a pesquisa teve como objetivo avaliar a eficácia de uma sequência didática eletrônica na construção do conhecimento sobre Ecologia, em uma turma do 6° ano do Ensino Fundamental. O estudo contou com dois testes, que foram aplicados, logo após a realização de uma sequência didática eletrônica e três meses após a realização da mesma, para verificar se, passado esse intervalo, os alunos ainda lembravam o conteúdo estudado e se este foi significativo para eles. Comparando os testes, percebemos a sua contribuição para o aprendizado dos alunos, pois após três meses eles lembraram boa parte dos conceitos apreendidos. A análise também evidenciou elementos que indicam ter a sequência didática eletrônica potencial para facilitar a construção do conhecimento, por despertar o interesse dos alunos aos conteúdos estudados.

Abstract

Contextualizing Sciences contents and embedding these in students’ everyday life in an interesting and fun way has drawn the attention of teachers. Aiming to facilitate the construction of knowledge in a significant way in Sciences classes, the present study evaluated the effectiveness of an electronic didactic sequence in the development of Ecology knowledge in a 5th grade class in an elementary school. Two tests were carried out, one immediately after students solved the didactic sequence, one three months later, to evaluate whether students could recall the contents learned and whether these were significant to students, after this time interval. The comparison of the tests revealed the contribution of the sequence for learning, since three months later students could remember most of the contents learned. The results also indicate the potential of the didactic sequence to promote knowledge, since it helped spark the interest of students in the contents taught.

Palavras-chave

Aprendizagem Significativa; Sequência Didática Eletrônica; Ecologia; SIENA; Lúdico.

Keywords

Meaningful learning; Electronic didactic sequence; Ecology; SIENA; Ludic.

Texto em PDF