Physics as a facilitator in children?s formation of scientific concepts
Autores: Rita Margarete Grala & Marco Antonio Moreira
Neste trabalho exploramos as possibilidades de ensino de significados de conceitos físicos para crianças de seis anos. Utilizamos para tanto o interesse natural destas, em examinar objetos, em agir sobre eles e em observar o que ocorre. Aproveitamos este interesse como encorajamento à estruturação de novos conhecimentos, de forma que estes se tornem extensões naturais dos conhecimentos que as crianças já possuem. Objetivamos fornecer oportunidades para que elas, agindo sobre os objetos e observando o que ocorre durante sua ação, adquiram base para que, na etapa apropriada, possam construir os conceitos e os princípios, não apenas da Física, como também de outras áreas do conhecimento humano.
In this study we explored the possibility of teaching physics concepts to six-year old children. To do that we used their natural interest in examining objects, in acting upon them and in watching what happens to those objects. We used this interest to encourage them to structure new knowledge in such a way that it might be a natural extension of their previous knowledge. We tried to provide them with situations which by dealing with them ? examining, acting and observing ?, would help them to form a knowledge basis that, at an appropriate stage of cognitive development, would help them to construct concepts and principles not only in physics but in other areas of human knowledge as well.
Formação de conceitos, física, crianças de seis anos
concept formation, physics, six-year old children