Physics as a facilitator in children?s formation of scientific concepts
Autores: Rita Margarete Grala & Marco Antonio Moreira
Neste trabalho exploramos as possibilidades de ensino de significados de conceitos f�sicos para crian�as de seis anos. Utilizamos para tanto o interesse natural destas, em examinar objetos, em agir sobre eles e em observar o que ocorre. Aproveitamos este interesse como encorajamento � estrutura��o de novos conhecimentos, de forma que estes se tornem extens�es naturais dos conhecimentos que as crian�as j� possuem. Objetivamos fornecer oportunidades para que elas, agindo sobre os objetos e observando o que ocorre durante sua a��o, adquiram base para que, na etapa apropriada, possam construir os conceitos e os princ�pios, n�o apenas da F�sica, como tamb�m de outras �reas do conhecimento humano.
In this study we explored the possibility of teaching physics concepts to six-year old children. To do that we used their natural interest in examining objects, in acting upon them and in watching what happens to those objects. We used this interest to encourage them to structure new knowledge in such a way that it might be a natural extension of their previous knowledge. We tried to provide them with situations which by dealing with them ? examining, acting and observing ?, would help them to form a knowledge basis that, at an appropriate stage of cognitive development, would help them to construct concepts and principles not only in physics but in other areas of human knowledge as well.
Forma��o de conceitos, f�sica, crian�as de seis anos
concept formation, physics, six-year old children