ATIVIDADE EXPERIMENTAL PROBLEMATIZADA: UMA PROPOSTA DE DIVERSIFICAÇÃO DAS ATIVIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Problematized experimental activity: a proposal for diversification of activities for science teaching

Autores: André Luís Silva da Silva, Paulo Rogério Garcez de Moura, José Cláudio Del Pino.

Resumo

Discute-se nesse artigo a apresentação e realização de uma atividade experimental, envolvendo a densidade de metais elementares e de ligas metálicas, desenvolvida junto a um grupo de doze professores de Ciências, atuantes nas séries finais do ensino fundamental, vinculados à Rede Municipal de Cruz Alta/RS. Essa experimentação é defendida sob uma perspectiva problematizada, que sugere uma articulação entre objetivo experimental, proposição de problemas e diretrizes experimentais. O contexto dessa proposta foi um projeto de formação continuada de professores, denominado Projeto Ciência e Consciência Cidadã, desenvolvido nos anos de 2011 e 2012 para com esse público-alvo, que integrou a tese de doutoramento de dois autores do presente artigo. A metodologia de trabalho descrita ocorreu a partir de uma pesquisa-ação fundamentada em Thiollent (2011); a coleta e análise de dados se deram sob uma interpretação aberta em Análise Textual Discursiva dos discursos dos professores, conforme os argumentos de Moraes e Galiazzi (2007). Verificou-se possibilidades de utilização da experimentação, a partir de um caráter problematizado, como uma proposta de diversificação das atividades para o ensino de Ciências, tendo em vista a construção de um conhecimento pautado na inventividade lógica e na resolução de problemas.

Abstract

It is argued that Article to the presentation and implementation of an experimental activity involving the density of elemental metals and metal alloys, developed with a group of twelve Science teachers, working in the final years of elementary school, linked to the Municipal Education of Cruz Alta/RS. This experimentation is held under a problematized perspective, suggesting a link between experimental purpose, proposition problems and experimental guidelines. The context of this proposal was a project of continuing education teachers, called Project Science and Public Awareness, developed in the years 2011 and 2012 towards this target audience, which was part of the doctoral thesis of the two authors of this article. The described work methodology occurred from an action research based on Thiollent (2011); data collection and analysis were under an interpretation open in Discursive Textual Analysis of speeches of the teachers, according to the arguments of Moraes and Galiazzi (2007). There was use of experimentation possibilities, from a questioned character, a proposal for a diversification of activities for the teaching of science in order to build a guided knowledge in logic ingenuity and in solving problems.

Palavras-chave

Atividade Experimental Problematizada, Ensino, Ciências.

Keywords

Problematized Experimental Activity, Education, Sciences.

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