Evaluation of the teaching-learning process of Geosciences concepts guided by a game of problem-situations resolution
Autores: Juliane Marques-de-Souza, Adriana de Souza Trajano .
A presente pesquisa avaliou o processo de ensino-aprendizagem a partir do jogo didático-pedagógico intitulado “A vida em camadas”, voltado ao ensino de conceitos de Bioestratigrafia no curso de formação de professores (Licenciatura em Ciências Biológicas), com 34 acadêmicos da Universidade Estadual de Roraima – UERR. A pesquisa consistiu na: 1) elaboração do material (definição de objetivos, conhecimentos prévios necessários e conhecimentos a serem adquiridos) 2) aplicação do procedimento e 3) avaliação de suas contribuições ao processo de ensino-aprendizagem. A atividade foi desenvolvida utilizando-se da resolução de situações-problema. A abordagem utilizada foi qualitativa, com aplicação de um questionário e gravação em áudio das conversas ocorridas durante a execução do jogo. Os resultados evidenciaram que o jogo constituiu-se como uma importante estratégia didático-pedagógica por apresentar potencial avaliativo do processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos trabalhados além de possibilitar ao docente compreender e visualizar como o que está sendo trabalhado em sala de aula está sendo aprendido pelos acadêmicos. Os resultados indicaram ainda que os estudantes que participaram da pesquisa estavam em um estágio primário de aplicação de conceitos, evidenciando a necessidade de se trabalhar novas situações-problema para estimular a aplicação prática da teoria.
This research evaluated the teaching-learning process guided by the didatic game named “Layers of life” developed to teach biostratigraphical concepts in a Teacher’s Formation Course in Biological Sciences. Thirty four students from Roraima State University had participated of the research which was organized in three steps: 1) material preparation (objectives, previous knowledge and new knowledge); 2) playing the game and 3) evaluation of its contribution to the teaching-learning process. This research was developed based on problem-situation resolution with a qualitative approach. The data was recolected by the questionnaries and by the record of conversation stimulated by the game. The results made evident that the game is a helpfull tool for the evaluation of the teaching-learning process an overview about the real learnig of the concepts studied and how the teacher should solve problems regarding these concepts. Although the results showed that the students were in a primary fase in the conceptual use making evident the need to apply new problem-situations to improve the practical use of the theory.
Jogo didático; Ensino; Bioestratigrafia.
Didatic game; Teaching; Biostratigraphy