POSSIBILIDADES E DIFICULDADES DE SE PENSAR AULAS COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS: O QUE PENSAM OS PROFESSORES DE FÍSICA

Possibilities and difficulties of thinking classes with experimental activities: what think Physics teachers

Autores: Vitor Marques Pereira, Polônia Altoé Fusinato.

Este trabalho apresenta um estudo sobre o que pensam, e as dificuldades que tem, os professores de Física, quanto a importância que atribuem à atividade experimental. Utilizamo-nos de uma pesquisa de abordagem qualitativa, cujos dados empíricos foram coletados por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas respondidas por 19 professores de Física, naturais de diferentes regiões do estado do Paraná. No período em que se desenvolveu esta pesquisa, nove deles eram alunos do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus de Campo Mourão (PR), e os dez demais, alunos do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), da Universidade Estadual de Maringá, em Maringá (PR). Para se analisar os dados apresentados nos questionários respondidos, utilizamos a metodologia da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). A análise e interpretação dos dados demonstraram que o ensino da Física, apesar de tantas propostas de reforma curricular e dos professores atribuírem importância aos experimentos didáticos, continua a ocorrer no modelo tradicional, com uma visão empirista-indutivista. Verificou-se, também, que os professores, de modo geral, tentam justificar a não utilização do laboratório de Física, muitas vezes, querendo se ausentar do problema, apontando a carga horária reduzida da disciplina, o número de alunos por turma, a ausência de laboratorista ou a falta de laboratório, não havendo muita vontade em mudar a situação a seu favor.

This paper presents a study about what think and the difficulties that teachers of Physics have as the importance they attach to the experimental activity. We are relying on a qualitative research, whose empirical data were collected through a questionnaire with open and closed questions answered by 19 teachers of physical, natural from different regions of Paraná State (Brazil). In the period which we developed this research, nine of the teachers were students of the ‘Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física’ (MNPEF), of Universidade Tecnológica Federal do Paraná, at Campo Mourão city (PR), and the ten others, the ‘Plano Nacional de Formação de Professores’ (PARFOR), of Universidade Estadual de Maringá, at Maringá city (PR). To analyze the data presented in the responses, we use the methodology of content analysis proposed by Bardin (2011). The analysis and interpretation of the data showed that the teaching of physics, despite many proposals for curriculum reform and teachers attribute importance to educational experiments, continues to occur in the traditional model, with empiricist-inductive vision. There was also that teachers generally try to justify not using the physics lab, often wanting to leave the problem, pointing to reduced hours of discipline, the number of students per class, the absence a laboratory technician or a lack of laboratory, with no great desire to change the situation in their favor.

Ensino de Física. Formação de Professores. Atividades Experimentais.

Physics Teaching. Teacher Training. Experimental Activities.