Perceptions and expectations of future teachers about learning for physics teaching
Autores: Olga Castiblanco; Roberto Nardi.
Ralamos aqui resultados parciais de pesquisa que procurou entender expectativas de licenciandos sobre o que eles esperam aprender em disciplinas que os formam para o ensino de Física e também opiniões sobre o que eles consideram como aspectos que contribuem ou que dificultam sua formação como professores. Desenvolvemos um estudo de caso, acompanhando durante um ano, uma turma de estudantes de uma universidade pública do interior do estado de São Paulo, no Brasil, no curso de Licenciatura em Física, em disciplinas de “Metodologia e Prática de Ensino de Física”. Os dados foram constituídos por meio de uma observação participante, a partir dos quais se fez uma análise textual discursiva que nos permitiu concluir que os licenciandos convivem com uma serie de dicotomias, e simultaneamente, têm como principal expectativa a aprendizagem sobre como passar da teoria a pratica em assuntos de Ensino de Física.
We report here partial results of a research that sought to understand expectations of future physics teachers about what they hope to learn in disciplines that form them for the teaching of physics and also opinions on what they consider to be aspects that contribute to or hinder their training as teachers. We developed a case study, watching for a year, a group of future teachers at a public university in the state of São Paulo, Brazil, taking " Methodology and Practice of Teaching Physics" disciplines. The data were recorded through participant observation, from which it we made a discursive textual analysis that allowed us to conclude that the undergraduates live with a series of dichotomies, and simultaneously, have as their main expectation to learn about how to move from theory to practice in matters of Physics Teaching.
Ensino de Física; Formação Inicial de Professores de Física; Metodologia e Prática de Ensino de Física; Pesquisa em Ensino de Física.
Physics Education; Initial Teacher Education in Physics; Methodology and Practice of Teaching Physics; Research in Physics Teaching.