Anatomy: a dead science? The art-anatomy concept trough the history of biology
Autores: Artur Rodrigues Janeiro; Marcia Reami Pechula
Com a inspeção do corpo (sobretudo a partir do século XVI), foram descobertas estruturas e funções biológicas. Esse corpo humano foi divulgado e vivificado em belíssimas pranchas, tratados e demais estudos anatômicos. Cientistas e artistas criaram uma estética para a representação da anatomia que até hoje pode ser encontrada na mais recente técnica de preservação de tecidos biológicos – a plastinação, desenvolvida pelo cientista alemão Gunther von Hagens. Diante disso, através do presente estudo, objetivamos realizar uma releitura histórica do desenvolvimento anatômico através de produções artístico-científicas, a fim de enaltecer a proximidade com que Ciência e Arte se dialogam. Assim, também esperamos que o presente estudo sirva de material de apoio (reflexivo) para se rever a dimensão do corpo (anatômico) ao longo do progresso científico.
With the inspection of the body (especially from the sixteenth century) biological structures and functions were discovered. The disclosure of human body was vivified into beautiful boards, treaties and other anatomical studies. With that, scientists and artists have created an aesthetic to the representation of the anatomy which can still be found in the latest technique for preserving biological tissue – the plastination, developed by the German scientist Gunther von Hagens. Therefore the present study aims to make a historical retelling of the anatomical development through artistic and scientific productions in order to enhance the proximity to the Science and Art’s dialogue. So, we also hope that this study will serve as a support material (for reflection) to review the dimension of the (anatomical) body over the scientific progress.
história da ciência; historia da anatomia; arte.
history of science; history of anatomy; art.