A EVOLUÇÃO DAS REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

The graphical representations’ evolution of high school students

Autores: Alessandro Damásio Trani Gomes

Este trabalho investiga a evolução das representações gráficas de estudantes do ensino médio ao longo de um ano letivo no qual desenvolveram atividades práticas diversas, integralizadas ao currículo. Participaram da pesquisa 250 estudantes do 1º ano do ensino médio, respondendo a dois testes iguais, aplicados no início e no final do ano letivo. Os testes eram compostos por duas questões, uma sobre construção e outra sobre interpretação gráfica. A comparação dos resultados dos testes indicou uma boa evolução e sofisticação na capacidade dos alunos de interpretarem e trabalharem com gráficos, com diferenças significativas entre os resultados do pré e do pós-teste. Com base nos resultados obtidos, são discutidas as implicações educacionais e propostas novas possibilidades de pesquisa na área.

Representação gráfica; Gráficos; Laboratório.

Graphical representation; Graphics; Laboratory.