The experimentation in Natural Sciences: a historical-critical approach
Autores: Diego da Silva Gallet; Dra. Maria Auxiliadora Bueno Andrade Megid; Ms. Fernanda Furtado Camargo.
Este artigo resulta de investigação que versou sobre as relações do uso de experimentos no ensino de Ciências para os anos iniciais do Ensino Fundamental com a teoria histórico-crítica desenvolvida por Dermeval Saviani. Procurou-se traçar pressupostos básicos desta pedagogia e pontuar aspectos próprios do ensino de Ciências Naturais. Apresenta-se como tal recurso didático pode contribuir positivamente para o ensino e a aprendizagem das crianças. Utilizou-se a abordagem qualitativa e bibliográfica de pesquisa. Foram consultados documentos oficiais, anais de encontros científicos, obras de diferentes autores. Por resultado entende-se possível a articulação entre experimentos e os momentos da pedagogia histórico-crítica: prática social inicial, problematização, instrumentalização, catarse e prática social final. Tal articulação pode contribuir no processo de ensino-aprendizagem, pois vincula dialeticamente teoria e prática. Nesse processo não se efetiva apenas a assimilação de conhecimentos, mas, também, sua compreensão e utilização como instrumentos de transformação da realidade histórico-social na qual o indivíduo está inserido.
This article is the result of an investigation of the relationships between the use of experiments in science teaching, in the early years of elementary school, and the historical-critical theory of Dermeval Saviani. It was tried to trace the basic assumptions of this pedagogy and point the own aspects of the natural science teaching. It is presented as such teaching tool can positively contribute to the teaching and learning of children. It was used a research qualitative approach and bibliography. Official documents were consulted, annals of scientific meetings, works of different authors. As result it is understood as possible the articulation between experiments and moments of historical-critical pedagogy: initial social practice, questioning, instrumentalization, catharsis and final social practice. Such an articulation can contribute to the teaching- learning process, because dialectically links theory and practice. In this process not only effective assimilation of knowledge is enabled, but also, its apprehension and use as tools of transformation of the historical and social reality in which the individual is inserted.
Experimentação; Anos iniciais do Ensino Fundamental; Ensino de Ciências Naturais; Pedagogia histórico-crítica.
Experimentation; Early years of elementary school; Teaching of natural sciences; Historical-critical pedagogy.