EXPERIMENTAÇÃO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Experimentation as a pedagogical tool for teaching science

Autores: Marli Spat Taha; Cátia Silene Carrazoni Lopes; Emerson de Lima Soares; Vanderlei Folmer.

Esse trabalho teve como foco de pesquisa, a experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências. A pesquisa foi aplicada nos anos finais do ensino fundamental da Educação Básica. A princípio foi feito um apanhado conceitual, segundo alguns autores, dos diferentes enfoques dados à experimentação, trazendo um comparativo entre a experimentação como show, experimentação ilustrativa, experimentação investigativa e experimentação problematizadora. Posteriormente foi feita uma análise da contribuição da experimentação como processo de ensino-aprendizagem dessa disciplina. Tendo como objetivo conhecer as diferentes abordagens dadas à experimentação para compreendê-las como um artefato pedagógico capaz de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa foi feita com a aplicação de aulas de experimentação ilustrativas e investigativas. Esse processo aconteceu em turmas do nono e do oitavo ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino na cidade de Uruguaiana-RS e foi seguido de avaliações, em forma de questionário quantitativo, que serviram de base para compilar os resultados. Posteriormente, à análise dos resultados obtidos, esse trabalho traz uma discussão desses resultados.

This work was research focus, experimentation as a pedagogical tool for teaching science. The survey was applied to the final years of elementary school of basic education. At first it was like a conceptual overview, according to some authors, the different approaches provided to the experimentation, bringing a comparison between experimentation as a show, illustrative experimentation, investigative experimentation and problematical experimentation. Later an analysis was made of the contribution of the trial as a teaching and learning process of this subject. Aiming to know the different approaches given to experimentation to understand them as a pedagogical device able to contribute to the teaching-learning process. The survey was conducted by applying illustrative and investigative experimentation lessons. This process took place in classes of the ninth and eighth grade of elementary school from the municipal network in Uruguaiana city, RS and was followed by evaluations that were the basis for compiling the results. Subsequently to the analysis of the achieved results, this work brings a discussion of these outcomes.

Experimentação; Aprendizagens; Ensino de Ciências.

Experimentation; Learnings; Science Teaching.