PROPOSTAS DE AULAS EXPERIMENTAIS PARA CONTEXTUALIZAÇÃO E ABORDAGEM DE CONTEÚDOS INICIAIS DE QUÍMICA ORGÂNICA A ALUNOS DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Proposals of experimental classes to contextualization and approach of initial contents of organic chemistry to third-year students of a public high school

Autores: Renato Gomes Santos; Édina Cristina Rodrigues de Freitas Alves; Karla Amâncio Pinto Field’s; Maria Aparecida da Costa.

Resumo

Este trabalho traz o relato de experiência desenvolvido com alunos da terceira série do ensino médio de uma escola pública do estado de Goiás, em 2014. O mesmo trata de duas atividades experimentais que contribuíram para a abordagem de forma contextualizada e significativa de conteúdos iniciais de Química Orgânica, classificação do carbono, cadeias carbônicas, hidrocarbonetos e funções orgânicas. Tais atividades pautaram-se na produção experimental de um limpa-graxa alternativo e de álcool em gel, objetivando principalmente, mostrar a importância da química orgânica e suas implicações na sociedade, compreender quimicamente como esses produtos são fabricados e o motivo pelo qual o limpa graxa é capaz de remover graxas, enquanto o álcool em gel é utilizado como antisséptico. Ao término das atividades observou-se uma maior aproximação e interesse dos alunos pela Química, uma vez que se associou teoria e prática, e estas com o cotidiano dos discentes, fatores essenciais à contextualização.

Abstract

This work is an experience report carried out with third-year students of a public high school in the state of Goiás, in 2014. It deals with two experimental activities which contributed for a contextualized and meaningful approach of initial Organic Chemistry contents, carbon classification, carbonic chains, hydrocarbons and organic functions. Such activities were developed based on experimental production of an alternative grease cleaner and a hand sanitizer. It was aimed to show the importance of Organic Chemistry and its implications for society, understanding how these products are chemically made and why the grease cleaner is able to remove grease, while the hand sanitizer is used as an antiseptic. At the end of the activities it was observed a greater approaching and interest of the students for Chemistry, once it was possible to gather theory and practice, and both of them with the students’ everyday life, essential factors for contextualization.

Palavras-chave

Atividades experimentais. Limpa graxa. Álcool em gel. Teoria e prática.

Keywords

Experimental activities. Grease cleaner. Hand sanitizer. Theory and practice.

Texto em PDF