TERCEIRA LEI DE NEWTON E “CABO DE GUERRA”: COMPREENDENDO A MOTIVAÇÃO NAS AULAS DE FÍSICA

Third Law of Newton and "tug of war": understanding motivation in Physics classes

Autores: Deicielle Souza de Freitas, Waldo Franco Ferreira, Sandro Rogério Vargas Ustra.

Na perspectiva de investigar as características de uma relação motivadora em sala de aula, partindo das próprias concepções dos estudantes, desenvolvemos um conjunto de atividades didáticas no âmbito do Estágio Supervisionado em Física. Neste artigo, apresentamos e analisamos os resultados de uma das atividades, desenvolvida junto a uma turma de Ensino Médio de uma escola de Ituiutaba/MG, que envolveu a participação ativa dos estudantes, numa brincadeira de “cabo de guerra”, para o ensino da terceira Lei de Newton e das forças de atrito. Procurou-se tornar as aulas mais envolventes e dialógicas, favorecendo um maior entrosamento dos alunos, com o estagiário e com os conteúdos abordados. Inicialmente buscamos identificar elementos da prática docente cotidiana que pudessem subsidiar a elaboração de um planejamento didático com vistas a contemplar estes aspectos. Assim, ressaltamos a importância de referenciar práticas motivadoras na própria atuação do professor, nos elementos que considera como potencializadores da motivação. Para isto, cumpre considerar seu planejamento didático como um efetivo instrumento de atualização e de exercício profissional.

Motivação, Ensino de Física, Investigação na escola, Formação inicial, Planejamento didático.

Motivation. Physics Teaching. Research in school. Initial training. Educational planning.