Didactic sequence for organic chemical teaching using thematic plants
Autores: Andréia Boeno de Lima, Elisa Aguayo da Rosa.
Refletir sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Química, e em específico sobre a Química Orgânica no Ensino Médio, é considerar que este ainda está reduzido ao ensino das regras de nomenclatura para compostos orgânicos. Da mesma forma, ao pensar em estratégias de ensino como a experimentação e a pesquisa, estas também se limitam à roteiros pouco investigativos e à cópia de informações da internet, respectivamente. Nesse meio, pesquisadores da área de ensino vêm propagando a utilização de temas socialmente relevantes, de contextualização e de recursos didáticos variados em sala de aula, a fim de promover o desenvolvimento cognitivo e habilidades dos alunos; ou seja, de ampliar a compreensão da natureza, da relação da Química com o cotidiano, dos problemas sociais, bem como os valores, as atitudes e a capacidade de argumentação. Assim sendo, considerando a importância de propiciar um ambiente de aula interativo e contextualizado no Ensino de Química, este trabalho teve como objetivo produzir e aplicar uma unidade didática para a abordagem das funções orgânicas no 3º ano do Ensino Médio, usando como tema gerador “Plantas”, além de grupos colaborativos e pesquisa. A unidade foi aplicada no Colégio Estadual Teotônio Vilela, localizado em Campina do Simão-PR. Os resultados obtidos apontaram que o uso de temática, de pesquisa e de grupos de colaboração ampliou o ensino e a aprendizagem de Química para além da aplicação de normas de nomenclatura em compostos orgânicos, uma vez que promoveu maior interação entre alunos e mediação do professor, além de avanços conceituais e de linguagem nos estudantes. Refletiu-se, no entanto, que há a necessidade de oportunizar mais espaços investigativos, uma vez que ficou evidenciada a dificuldade dos alunos em relacionar os compostos orgânicos com suas propriedades.
Reflecting on the teaching and learning of chemistry, and in particular on Organic Chemistry in high school, it is considered that this is still limited to the teaching of naming rules for organic compounds. Similarly, the thought of teaching strategies as experimentation and research, they also limited to little investigative routes and copy information from the internet, respectively. In this environment, teaching area researchers have been propagating the use of socially relevant themes, context and varied teaching resources in the classroom, in order to promote cognitive development and abilities of students; that is to expand the understanding of the nature of the relationship of chemistry to everyday life, social problems, as well as the values, attitudes and reasoning ability. Therefore, considering the importance of providing an interactive classroom environment and contextualized in Chemistry Teaching, this study aimed to produce and implement a teaching unit for approach of physiological functions in 3rd year of high school, using as generating theme "Plants "as well as collaborative groups and research. The unit was applied in State College Teotonio Vilela, located in Campina do Simão-PR. The results showed that the use of thematic, research and collaboration groups expanded the teaching and learning chemistry beyond the application of nomenclature rules in organic compounds, as promoted greater interaction between students and mediation of the teacher, as well as conceptual advances and language in students. It is reflected however, that there is a need to create opportunities more investigative spaces, as was evidenced the difficulty of students to relate the organic compounds with their properties.
funções orgânicas, ensino médio.
organic functions, high school.