An innovative methodology for evaluating in laboratory of qualitative analysis chemistry: an analysis of efficient in teaching-learning process
Autores: Sandra V. Al-Asfour; Érica Ap. Souza Silva; Gilberto O. Chierice & Rosaly Mara Senapeschi Garita
Este trabalho tem como objetivo mostrar uma metodologia inovadora para avaliação do aprendizado dos alunos na disciplina Laboratório de Química Analítica Qualitativa, sem a utilização de roteiros, estimulando o aluno a buscar o conhecimento por meio da preparação de colóquios, percebendo a desenvoltura do aluno ao explicar o assunto abordado em sala de aula, na execução do experimento, na elaboração dos relatórios e ao realizar provas teóricas.As estagiárias analisaram um questionário respondido pelos alunos, percebeu-se que o método de ensino é eficaz, semelhante ao método de indução socrático, pois induz o aluno pesquisar em diversos livros diferentes para preparar a aula, buscar novas fontes de conhecimentos para a resolução do ?problema?, precisando para isto recorrer aos seus conhecimentos que, muitas vezes já estão caminhando para o esquecimento, ou ainda, fazer o elo entre disciplinas que até então seguiam separadas.Além disso, a abordagem adotada no processo ensino-aprendizagem pode ser considerada construtivista, e a metodologia de avaliação diagnóstica e formativa.
The objective of this study is to show an innovative methodology for evaluating students learning in the subject Laboratory of Qualitative Analysis Chemistry, not using the sequence of practical procedures, but stimulating the student to seek knowledge through seminar preparation, discerning students nimbleness in the topic studied in the classroom, in the performance of the experiment, in the elaboration of the reports and doing theoretical tests. The trainees analyzed a questionnaire answered by the students. It was possible to observe that the teaching method is effective, similar to the inductive Socratic method, because it instigates the student to research in several different books to prepare the class, search new sources of knowledge for the resolution of the ?problem?. In order to do this, students need to make use of their knowledge, which, in many times is being forgotten, or still, create a link between the subjects that were separated until this point. Furthermore, the approach adopted in the teaching-learning process can be considered constructivist and the evaluating methodology diagnostic and formative.
ensino, química, estágio docência.
teaching, chemistry, teaching profession training.