Teaching unit in Teacher Education: Science of Nature and Gender visibility in Science
Autores: Bettina Heerdt, Irinéa de Lourdes Batista.
No processo de formação e atuação a/o docente mobiliza e incorpora diversos saberes e a natureza desses saberes é diversa, difusa e complexa. O objetivo desta pesquisa foi a de elaborar uma unidade didática (UD) com base em referenciais teóricos dos saberes docentes, da Natureza da Ciência (NdC) e das questões de gênero na Ciência como um instrumento teórico e metodológico para a formação docente. O questionamento que surgiu no desenvolvimento desta pesquisa foi: como elaborar uma unidade didática envolvendo as questões da NdC e de gênero na Ciência que possibilite a reelaboração dos saberes docentes? Deste modo foi elaborada uma UD que aborda de maneira explícita aspectos da NdC, principalmente aqueles que possuem um consenso na comunidade científica e que evidenciam questões de gênero nessa construção. Os aspectos da NdC foram contextualizados por meio dos conteúdos científicos específicos que permitem compreender a construção do conhecimento biológico e que apresentam um viés de gênero nesse processo, como: hormônios, construção do modelo do DNA, evolução humana, processo de fecundação, entre outros. O objetivo da UD elaborada é a de desconstruir visões equivocadas de aspectos da Natureza da Ciência e desnaturalizar o papel secundário da mulher na construção do conhecimento científico e na Ciência para que assim a/o docentes possa organizar seu saber para um ensino contextualizado, dialógico e tolerante.
saberes docentes, unidade didática, Natureza da Ciência, Gênero e Ciência.
teaching knowledge, teaching unit, Nature of Science, Gender and Science.