Gamification of teaching materials: a proposal for meaningful learning of modeling physical problems
Autores: Thiago Machado da Costa, Maria de Fátima da Silva Verdeaux.
Este artigo aborda uma proposta didática embasada na elaboração de um material instrucional utilizando elementos dos jogos (gamificação) a fim de resgatar a motivação pela disciplina de física e incentivar a autonomia dos estudantes em relação ao próprio processo de aprendizagem. Foi estruturada uma sequência didática na qual estudantes interagiram com o material didático enquanto um outro grupo permaneceu assistindo a aulas tradicionais. Antes e depois da intervenção foram aplicados testes que mostraram maiores indícios de aprendizagem significativa no grupo submetido à metodologia aqui descrita.
This article discusses a didactic proposal grounded in designing an instructional material using elements of games (gamification) to rescue the motivation for the physics and encourage students autonomy in relation to the learning process itself. Was structured a teaching sequence in which students interacted with teaching material while another group stood watching traditional class. Before and after the intervention were applied tests that showed greater evidence of significant learning in the group submitted to the methodology described here.
Aprendizagem significativa. Gamificação. Materiais didáticos. Modelagem matemática.
Gamification. Mathematical modeling. Meaningful learning. Teaching materials.